[weglot_switcher]

Indústrias criativas crescem 50% ao ano em todo o mundo, indica estudo

Três em cada cinco marcas têm planos para apostar em influenciadores, como forma de chegarem ao seu público de forma mais genuína. As tecnologias publicitárias de terceiros também registam uma evolução, que pode chegar aos 30%.
23 Maio 2023, 11h57

A criatividade tem uma importância crescente num plano global. Numa indústria cada vez mais tecnológica e automatizada, alguns segmentos de mercado crescem cerca de 50% por ano, como acontece no caso do mercado dos influenciadores.

De acordo com os resultados de estudo da consultora Bain & Company em parceria com a Google, assistimos a um processo de evolução da criatividade, que fica assim nas mãos de utilizadores e criadores, além dos especialistas de marketing. Neste contexto, mais de três em cada cinco marcas têm planos para aumentar o seu investimento em influenciadores (influencers, no termo inglês) e acreditam que, desta forma, conseguem chegar às suas audiências de forma mais autêntica.

As tecnologias publicitárias de terceiros que fomentam a criatividade também registaram um crescimento, entre 10 e 30%, de 2020 e 2021. As empresas estão também a apostar na construção das próprias capacidades internas, sendo que cerca de metade das equipas “in-house” foram criadas nos últimos cinco anos.

Em simultâneo, cerca de duas em cada cinco empresas ainda não medem a eficácia do criativo nas respetivas campanhas de marketing. Um indicador que está a demorar a crescer e que continua a registar alguma falta de automatização de processos, que tem grande peso no processo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.