[weglot_switcher]

Inflação em Espanha cai para mínimos de quase dois anos

A queda do IPC não implica que os preços no país vizinho estejam a cair mas sim que continuam a subir, apesar desse incremento acontecer agora a um ritmo menos elevado do que o que estava a acontecer nos últimos meses.
  • 5 – Espanha
30 Maio 2023, 08h59

A inflação voltou a conhecer uma retração em maio no país vizinho em maio para o nível mais baixo desde julho de 2021, de acordo com os números conhecidos esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol referentes ao Índice de Preços ao Consumo (IPC).

Assim, o Índice de Preços ao Consumo ficou em 3,2% em maio, uma moderação de nove décimas face ao que foi possível constatar em abril.

Após uma subida em abril da taxa interanual, a perspectiva é que o índice de preços ao consumo voltasse a conhecer uma nova subida em maio, quando comparado com o mesmo período de 2022, algo que acabou por não acontecer.

No entanto, explicam os analistas em Espanha que a queda do IPC não implica que os preços no país vizinho estejam a cair mas sim que continuam a subir, apesar desse incremento acontecer agora a um ritmo menos elevado do que o que estava a acontecer nos últimos meses.

A tendência de descida no preço dos combustíveis e, em menor medida, a moderação dos preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, explica, de acordo com o INE, esta descida da inflação em Espanha.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.