Infografia | PS conquista dois mandatos do círculo da Europa e chega aos 120 deputados

O PS reforçou a segunda maioria absoluta da sua história, 17 anos depois de José Sócrates. As legislativas de 2022 ficam também marcadas pela ascensão do Chega e da IL a terceira e quarta forças políticas, à redução expressiva dos grupos parlamentares do PCP e do BE, e pela saída do CDS-PP e do PEV do Parlamento, depois da legislatura com maior diversidade de sempre.

Recomendadas

Infografia | Veja qual é o impacto da guerra nos negócios

O conflito Rússia-Ucrânia tornou desafiante acompanhar todas as sanções que estão a ser aplicadas globalmente. Saiba de que forma as sanções aplicadas à União Europeia e Rússia afetam o mundo empresarial

Infografia | PS conquista segunda maioria absoluta, 17 anos depois de Sócrates

O PS conquistou a sua segunda maioria absoluta, 17 anos depois de José Sócrates. As eleições ficaram marcadas também pela ascensão do Chega e da Iniciativa Liberal que subiram à terceira e quarta posição de partidos mais votados. À esquerda, Bloco e PCP perderam deputados, e PEV fica de fora. À direita, o CDS-PP não conseguiu eleger. Já o PAN só conseguiu eleger um deputado.

Infografia | Distribuição de mandatos dá empate técnico entre PS e PSD

PS deverá conquistar o maior número de mandatos, seguido do PSD. Chega e BE continuam a disputar a posição de terceira força política, com o primeiro a registar um crescimento significativo e o segundo a cair. CDU e IL também surgem em pé de igualdade. O PAN perderá representação, o Livre manterá um deputado. O CDS-PP pode deixar o Parlamento.
Comentários