[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal admite votação contra novo estado de emergência no país

“O Governo falhou”, repetiu várias vezes, notando que “não houve competência na estratégia e consistência nos dados” apresentados.
  • Manuel de Almeida/LUSA
13 Janeiro 2021, 10h55

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, admitiu no fim do seu discurso que irá votar contra a renovação do estado de emergência, considerando que o Governo falhou na implementação das medidas.

O decreto [presidencial] mostra que não se aprendeu nada e que em vez de arrepiar caminho o Governo ensaia uma fuga para a frente”, disse João Cotrim Figueiredo na sua intervenção na Assembleia da República.

O deputado sustenta que “Portugal tem hoje mais casos por milhão de habitantes do que países cuja situação epidemiológica sempre foi olhada de lado”, como é o exemplo de Itália, Espanha, Reino Unido e Brasil, sendo estes países que têm verificado elevados números de infeção desde o início.

“O Governo falhou”, repetiu várias vezes, notando que “não houve competência na estratégia e consistência nos dados” apresentados. Para João Cotrim Figueiredo, a evidência de que o Governo falhou “são os dados dos últimos 15 dias” e que a surpresa dos governantes perante estes mesmos dados “é sinónimo de desorientação e falta de estratégia clara no combate à pandemia.

“A incompetência do Governo só parece deixar uma via: confinar, dar cabo do que resta da economia e da saúde mental das pessoas”, garantiu o deputado único.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.