[weglot_switcher]

Instituto ifo: Expectativas das exportações alemãs novamente em queda

O índice tem apresentado uma evolução muito inconstante que desta vez fica a dever-se à forte redução das encomendas, patrocinada pelo aumento da inflação. Mas há sectores que conseguem manter-se atrativos.
25 Maio 2023, 10h19

O sentimento na indústria exportadora alemã está a piorar de forma preocupante, avança o Instituto ifo, um importante organismo de debate e investigação sobre política económica na Alemanha e na Europa.

O índice sobre ‘Expectativas de Exportação do ifo’ caíram mais 1,8 pontos em maio – uma enorme diferença em relação aos 6,5 pontos positivos de abril. “Este é o nível mais baixo desde novembro de 2022”, refere o instituto. “Os aumentos globais das taxas de juros estão lentamente a afetar a procura”, diz Klaus Wohlrabe, chefe de Investigação do ifo. “A economia de exportação alemã carece de impulso”, diz ainda.

O exemplo mais claro desta baixa de perspetivas sucede no poderoso sector automóvel, onde as empresas colocaram um severo travão nos seus planos de exportação. As empresas estão agora a prever um declínio das encomendas – quando até há pouco o sentimento era precisamente o contrário.

Os fabricantes das indústrias metalúrgica e da têxtil também esperam uma queda nas vendas internacionais. Na indústria química e entre os fabricantes de equipamentos elétricos, as perspetivas positivas e negativas estão ainda mais ou menos equilibradas, refere o ifo. Por outro lado, os fabricantes de equipamentos de processamento de dados estão otimistas com o desenvolvimento dos seus negócios internacionais, assim como os fabricantes de roupa.

Os 1,8 pontos atingidos na última pesquisa do instituto deixam o gráfico histórico muito próximo da linha de água. O índice vem a crescer desde o primeiro semestre de 2020, altura em que atingiu quase os 50 pontos negativos – algo impensável antes de acontecer.

Mas, apesar de em recuperação, a curva tem mostrado alguma instabilidade. Assim, passou acima da linha de água (0 pontos) no segundo semestre de 2020. Mas, quando tudo parecia estar a correr bem, o índice regressou a terreno negativo no final desse ano.

Em 2022 esteve por duas vezes abaixo dos 0 pontos. Este ano, o índice ifo esteve sempre do lado positivo, mas a evolução mais recente permite antever uma forte possibilidade de regresso a terreno negativo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.