[weglot_switcher]

Investidores institucionais e de retalho levam Fundo Allianz AI a superar os mil milhões em património

Este fundo, lançado inicialmente na Europa em março de 2017, foi desenhado especificamente para beneficiar do potencial disruptivo da Inteligência Artificial (AI).
19 Novembro 2018, 13h42

O fundo de ações Allianz Global Artificial Intelligence (AI) ultrapassou a barreira dos mil milhões de euros em património, “refletindo o forte interesse dos investidores institucionais e de retalho por esta estratégia”, anuncia esta segunda-feira, dia 19, a gestora de investimentos ativos.

Lançado na Europa em março de 2017 pela Allianz GI, o primeiro do seu género no continente, tem por missão investir em empresas que impulsionam o desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI) em todas as suas formas e todo o mundo.

O Allianz Global AI foi desenhado especificamente para beneficiar do potencial disruptivo da AI e assume como meta principal “perseguir as mudanças introduzidas por essa tecnologia transformadora e investir nas empresas mais bem posicionadas, para oferecer uma criação de valor inigualável para os acionistas”. A empresa considera assim que ao analisar este potencial e integrar diretamente na carteira as empresas que vão impulsioná-lo e também beneficiar desse mesmo potencial, a estratégia passa por aproveitar “um crescimento dinâmico e sustentável transversal ao mercado”.

Par além de considerar que o facto de o fundo ter atingido a barreira dos mil milhões de euros traduz o interesse demonstrado pelos investidores, Sebastian Thomas, Senior Portfolio Manager, afirma ainda que a estratégia passa por “procurar investir em empresas inovadoras de todos os setores e em todo o mundo que desenvolvem ou alavancam a tecnologia de inteligência artificial – e não é gerida pelos habituais índices de tecnologia, fortemente ponderados por ações tecnológicas mega cap (de elevada capitalização)”. “Tipicamente, o fundo tem acima de 75% em active share ou proporção ativa na carteira face à maioria dos fundos globais de tecnologia”, ressalva.

Importa ainda recordar que o Fundo Allianz Global AI é uma expansão de uma estratégia lançada no Japão a 9 de setembro de 2016, em parceria com a Sumitomo Mitsui Asset Management e a Nikko. No total, a estratégia apresenta mais de 4 mil milhões de dólares em ativos sob gestão globalmente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.