[weglot_switcher]

Investigadores de Coimbra desenvolvem sistema para monitorizar plantações de milho

Está a nascer na Universidade de Coimbra um sistema inovador, que combina robótica e agricultura de precisão cujo objetivo é detetar precocemente anomalias nesta cultura.
17 Abril 2023, 13h35

Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema inovador para monitorização de plantações de milho com vista à deteção precoce de anomalias nesta cultura.

O projeto GreenBotics combina robótica e agricultura de precisão e responde a desafios relacionados com a aplicação das novas tecnologias na monitorização precisa do milho.

Cristiano Premebida, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade, explica que se pretende criar um sistema que “irá possibilitar a deteção precoce de anomalias em plantações de milho permitindo conter e controlar os malefícios numa fase em que estes ainda representem um impacto diminuto em termos económicos e ambientais”.

Isto é, uma nova técnica de calibração de modelos do tipo deep learning, no sentido de obter uma maior fiabilidade dos modelos e “quantificação da incerteza em aplicações relacionadas com o processamento de imagens multiespectrais recolhidas com drones ou satélites”.

Este projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, conta com a participação de 18 investigadores de várias instituições, nomeadamente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra), da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Centro de Estudos de Recursos Naturais – Ambiente e Sociedade e do Spotlite (Aetha, Lda). Tem como parceiros a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Universidade de Loughborough, do Reino Unido, e CNRS/GeorgiaTech Lorraine, de França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.