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IP lança concurso de 105 milhões de euros para construção do troço ferroviário entre Évora e Évora Norte

A obra tem um prazo de execução previsto de 935 dias, cerca de dois anos e oito meses, pelo que este empreendimento deverá estar operacional em meados de 2023.
7 Setembro 2020, 09h55

A IP – Infraestruturas de Portugal lançou a semana passada o concurso internacional para a construção do troço ferroviário entre Évora e Évora Norte, integrado no Corredor Internacional Sul, por um valor de 105 milhões de euros.

O concurso em causa prevê a construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas, na fronteira com Espanha.

“A Infraestruturas de Portugal publicou em Diário da República, o Concurso Público Internacional para a realização da Empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/fronteira e de construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul, atualmente já em desenvolvimento no âmbito do programa Ferrovia 2020”, adianta um comunicado da empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional.

A obra tem um prazo de execução previsto de 935 dias, cerca de dois anos e oito meses, pelo que este empreendimento deverá estar operacional em meados de 2023.

“O presente contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de cofinanciamento com uma comparticipação de 40%”, adianta o referido comunicado.

Segundo a IP, esta prevê a construção de um novo canal ferroviário, em variante à linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121; modernização do atual traçado da linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte; construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação; construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira; construção de passagens desniveladas rodoviárias; instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R; instalação de torres/’sites’ de GSM-R; instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.

No troço Évora – Elvas/Fronteira, está igualmente previsto o assentamento da superestrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas; assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas; e a construção de três estações técnicas.

“Este troço integra o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a linha do Leste, criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.  Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade”, assegura a IP.

A gestora da rede ferroviária nacional assinala que entre os principais objetivos do Corredor Internacional Sul se contam reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia; aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento; otimizar a capacidade de carga das locomotivas em tração simples, através da otimização do perfil longitudinal do novo traçado; aumentar a segurança e a fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações, bem como da automatização e supressão de passagens de nível; e preparar para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC, quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.

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