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IP vai investir 34 milhões na reabilitação integral da linha do Vouga

Esta empreitada visa a requalificação integral da infraestrutura por forma a permitir a redução dos atuais tempos de percurso e a realização de serviços suburbanos diretos à cidade de Oliveira de Azeméis, potenciando a utilização do transporte ferroviário.
12 Janeiro 2021, 15h34

A IP – Infraestruturas de Portugal vai investir 34 milhões de euros na reabilitação integral da linha ferroviária do Vouga.

“O Programa Nacional de Investimentos (PNI2030) tem como principais objetivos o reforço da coesão territorial, a melhoria da competitividade e inovação da economia nacional e a promoção da sustentabilidade ambiental.  Integra um vasto conjunto de investimentos no sector dos transportes, nomeadamente na criação e requalificação de infraestruturas ferroviárias, entre os quais se encontra a requalificação do troço Espinho-Oliveira de Azeméis da Linha do Vouga”, explica um comunicado da IP.

Segundo este comunicado, o investimento em causa, “a desenvolver ao longo da década, visa a requalificação integral da infraestrutura por forma a permitir a redução dos atuais tempos de percurso e a realização de serviços suburbanos diretos à cidade de Oliveira de Azeméis, potenciando a utilização do transporte ferroviário”.

“Complementarmente à promoção do investimento na reabilitação integral do troço Espinho – Oliveira de Azeméis previsto no PNI2030, a Infraestruturas de Portugal tem vindo a executar fortes investimentos na conservação da via férrea e na melhoria das condições de circulação e segurança na linha do Vouga”.

Neste âmbito, no passado dia 8 de janeiro, a IP fez publicar em Diário da República o concurso para a empreitada de reabilitação da superestrutura da via entre Vila da Feira e Oliveira de Azeméis.

“Atualmente foram já concretizadas intervenções como a beneficiação da superestrutura de via no troço Águeda – Sernada do Vouga, a reabilitação de via na ponte rodoferroviária de Sernada do Vouga e a reabilitação estrutural e de proteção anticorrosiva da ponte do Águeda”, adianta o referido comunicado.

De acordo com os responsáveis da IP, “nos próximos anos, vão avançar várias empreitadas, tendo em vista a reabilitação da via e reforço das condições de circulação e segurança na linha do Vouga, num investimento global superior a 34 milhões de euros, com conclusão estimada até 2025”.

A IP pormenoriza que o conjunto de intervenções previstas nesta empreitada inclui a reabilitação do troço entre a Vila da Feira e Oliveira de Azeméis agora a concurso, cujo investimento total deverá ascender aos quatro milhões de euros” (2,6 milhões de euros para o custo da empreitada + 1,4 milhões de euros de custo dos materiais a aplicar).

Está também prevista a empreitada de renovação do troço entre Espinho e a Vila da Feira, num encargo estimado em 5,7 milhões de euros (valor da empreitada + custo dos materiais), assim como a renovação do troço entre Aveiro e Águeda, estimando-se que esta obra represente um custo superior a seis milhões de euros (valor da empreitada + custo dos materiais).

A renovação do troço entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga,  com um investimento associado estimado em 8,5 milhões de euros é outra da componentes desta empreitada.

“Também de extrema importância é a concretização do plano de reforço da segurança nos atravessamentos rodoviários na linha do Vouga, com a automatização de cerca de 60 passagens de nível (PN), com um investimento estimado em seis milhões de euros”, acrescenta a IP.

Os responsáveis da empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional sublinham que, “numa primeira fase, com início previsto em 2022, serão automatizadas 34 passagens de nível, num investimento estimado em 2,9 milhões de euros”.

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