[weglot_switcher]

Irão rejeita levantamento progressivo das sanções americanas

Depois da saída do acordo nuclear em 2018, a administração Biden pretende agora reverter a decisão de Trump e voltar às negociações com os homólogos iranianos, de forma a conter o seu projeto nuclear. Em Teerão, a vontade é que todas as sanções sejam levantadas de imediato.
3 Abril 2021, 11h59

O Governo iraniano recusa o levantamento progressivo das sanções impostas unilateralmente pelos Estados Unidos, pedindo que estas sejam retiradas imediatamente e em simultâneo, reporta a Reuters, depois de um anúncio na televisão estatal iraniana este sábado.

A declaração de intenção surge numa altura em que ambos os países se comprometeram com negociações em Viena para tentar reatar o acordo nuclear assinado em 2015 e do qual a administração Trump decidiu retirar os EUA. O objetivo anunciado por Washington passa por definir “os passos, em termos nucleares, que o Irão terá de tomar para estar em cumprimento do acordo”, afirma o Departamento de Estado.

Por outro lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano garante que “não está a ser considerado nenhum plano faseado” e que “a política da República Islâmica do Irão passa por um levantamento de todas as sanções americanas”.

O acordo nuclear havia sido firmado na administração Obama, da qual o atual presidente, Joe Biden, fazia parte enquanto vice-presidente. Após a saída em 2018 por Donald Trump, que reimpôs sanções a Teerão, os iranianos reverteram progressivamente várias limitações impostas na negociação, algo que Biden pretende agora conter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.