[weglot_switcher]

ISEG revê previsão de crescimento anual para intervalo entre 2,6% e 3%

Desempenho mais positivo do primeiro semestre levou economistas da instituição de ensino a rever projeção para o conjunto do ano.
  • Rafael Marchante/Reuters
29 Setembro 2017, 13h55

O ISEG reviu em alta a projeção de crescimento para 2017 e antecipa que o PIB cresça entre 2,6% e 3% este ano. Na nota de conjuntura de setembro, publicada hoje, os economistas da instituição de sustentam a revisão em alta com o desempenho do primeiro semestre e a melhoria da atividade económica na zona euro.

“Para a totalidade do ano de 2017, atendendo ao desempenho do primeiro semestre, à evolução dos principais agregados da procura no passado recente, ao andamento dos indicadores e às previsões mais positivas para o crescimento da Área Euro em 2017, o crescimento do PIB é revisto para um intervalo entre 2,6% e 3,0%”, refere a nota de análise.

No segundo trimestre, o PIB português cresceu 3% em termos homólogos e 0,3% face ao trimestre anterior, com uma ligeira aceleração da procura interna, com origem no investimento, e um contributo positivo da procura externa líquida – à boleia da exportação de serviços turísticos.

O ISEG destaca que os primeiros dados quantitativos do terceiro trimestre são “muito escassos”, mas “não põem em causa um crescimento homólogo do PIB da ordem do registado no 1º semestre”.

“Não é possível, com estes poucos dados, ser muito conclusivo em relação à evolução da economia no 3º trimestre: no conjunto não há evidência de aceleração do crescimento, também não há evidência de desaceleração. Assim, apenas no próximo relatório, depois de conhecidos os dados dos principais indicadores relativos a agosto, se poderá ser mais conclusivo e se apresentará uma estimativa para o crescimento no 3º trimestre”, conclui a nota.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.