[weglot_switcher]

ISEG vê melhorias nas perspetivas económicas portuguesas de curto prazo em dezembro

O painel de dezoito professores da instituição universitária projeta uma melhoria da economia nacional no curto prazo, mas o consenso entre este painel diminuiu, espelhando a incerteza que ainda domina o cenário económico mundial.
  • Instituto Superior de Economia e Gestão:
18 Janeiro 2022, 16h57

Os professores do ISEG estão mais confiantes relativamente à prestação da economia portuguesa no curto prazo, de acordo com o índice de confiança da instituição universitária, que recuperou em dezembro a trajetória de subida interrompida no mês anterior, chegando aos 38,7.

No mês anterior, este indicador havia ficado em 37,9, tendo descido em cadeia, o que interrompeu uma série de oito meses consecutivos de aumentos.

“Em termos homólogos, a variação percentual do índice foi de 37,2% em dezembro, continuando presente um efeito base decorrente da queda pronunciada que afetou o índice em 2020”, acrescenta a nota do ISEG, que refere ainda que “o nível atual do índice ultrapassa os níveis pré-pandemia”, algo que se tem vindo a registar desde agosto do ano passado.

Apesar do aumento no indicador, diminuiu o consenso entre os dezoito professores responsáveis por este índice. Tal reflete, em parte, o grau de incerteza ainda elevado em que se encontra a economia portuguesa e mundial.

“O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do Painel” de dezoito professores do ISEG, explica a comunicação da faculdade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.