[weglot_switcher]

Itália congela 140 milhões em ativos a oligarcas russos e apreende dois iates a empresários próximos de Putin

“Estão a ser tomadas medidas para congelar, em território italiano, bens móveis e imóveis de 140 milhões de euros pertencentes a oligarcas russos que figuram nas listas da normativa europeia”, indicou o Ministério da Economia italiano.
  • Bloomberg
5 Março 2022, 13h15

Itália bloqueou 140 milhões de euros em ativos a oligarcas russos ao abrigo das sanções internacionais. Foram ainda apreendidos dois iates a empresários com ligações de proximidade ao presidente russo, segundo informações de fontes oficiais.

“Estão a ser tomadas medidas para congelar, em território italiano, bens móveis e imóveis de 140 milhões de euros pertencentes a oligarcas russos que figuram nas listas da normativa europeia. Já foi concluída uma primeira operação, que afeta um navio de 65 milhões de euros. Outras medidas estão em curso”, indicou o Ministério da Economia italiano.

O iate de Alexei Mordashov, Lady M, estava ancorado em Imperia, na costa da Ligúria. Mordashov é o presidente do grupo metalúrgico e energética Severstal e detém 34% das ações do maior operador turístico mundial Tui. O multimilionário era considerado o quarto homem mais rico da Rússia em 2021, de acordo com a Forbes.

O oligarca russo já se distanciou da invasão russa e lamentou as sanções da União Europeia aos cidadãos endinheirados da Rússia, nomeadamente devido às suas ligações com o banco Rossiya, que o bloco europeu assegura que beneficiou da anexação da Crimeia à Rússia, e a um grupo que controla os meios de comunicação que transmitem a versão russa.

Também o iate Lena de Gennady Timchenko foi apreendido no porto de San Remo. A embarcação tem um valor de mercado de 50 milhões de euros.

Gennady Timchenko é o fundador do grupo Volga, que tem investimento na economia russa, e é ainda considerado um dos confidentes de Putin, mantendo uma relação pessoal com o presidente russo desde 1990.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.