[weglot_switcher]

IVAucher vai ser lançado a 1 de junho (com áudio)

“Não fazia sentido lançar o programa IVAucher no primeiro trimestre, uma vez que perante o confinamento não seria útil. Mas entendemos que estamos em condições de lançá-lo em inicio de junho e, dessa maneira, permitir que as pessoas que façam consumos nestas áreas possam ir acumulando crédito correspondente ao IVA”, disse hoje o ministro da Economia.
21 Maio 2021, 10h49

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou esta sexta-feira que o IVAucher vai ser lançado no próximo dia 1 de junho.

Esta é uma das medidas já previstas no Orçamento do Estado para 2021, que visa apoiar a restauração, alojamento, cultura e o sector do turismo. Relembrar que estes são sectores fortemente impactados pela pandemia de Covid-19 que se abateu sobre Portugal e o mundo.

Inicialmente estava previsto o lançamento do programa durante o primeiro trimestre, mas tal não aconteceu. “Foi feito um trabalho muito intenso nos últimos tempos. Não fazia sentido lançar o programa IVAucher no primeiro trimestre, uma vez que perante o confinamento não seria útil. Mas entendemos que estamos em condições de lançá-lo em inicio de junho e, dessa maneira, permitir que as pessoas que façam consumos nestas áreas possam ir acumulando crédito correspondente ao IVA”, disse Pedro Siza Vieira.

Relativamente aos “créditos acumulados”, o governante garantiu que os portugueses poderão usá-los “mais para a frente”.

“Achamos que está na hora e achamos também que é muito positivo para estimular a procura”, defendeu o ministro na apresentação do plano de aceleração do turismo no pós-pandemia. Pedro Siza Vieira relembrou que este programa está ao cargo do Ministério das Finanças.

Quando o IVAucher ainda era uma proposta, o Governo já previa devolver cerca de 200 milhões de euros aos consumidores portugueses através deste plano. O crédito permite a devolução do IVA pago em despesas de restauração, alojamento, cultura e agora turismo aos consumidores relativamente ao trimestre anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.