[weglot_switcher]

Já abriram inscrições para receber passes de Interrail grátis

A Comissão Europeia lançou esta quarta-feira novas candidaturas ao programa “DiscoverEU” da primavera para que 35 mil jovens de 18 anos possam ter a oportunidade de conhecer a Europa através de viagens de comboio.
15 Março 2023, 17h56

Tens 18 anos e o sonho de viajar pela Europa? O seu filho atingiu agora a maioridade e quer ter a oportunidade de fazer um Interrail antes de entrar para a faculdade ou começar a carreira? Pela oitava vez, a Comissão Europeia lançou um concurso europeu para oferecer 35 mil passes de comboio a jovens da União Europeia (UE) e de outros países associados ao Erasmus+, como Islândia, Listenstaine, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

Desde o meio-dia desta quarta-feira, até 29 de março, que quem nasceu entre 1 de julho de 2004 e 30 de junho de 2005 pode participar e habilitar-se a ganhar uma viagem pela Europa por um máximo de 30 dias entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024.

“Após esta ronda de candidaturas, teremos ultrapassado a marca de um milhão de candidaturas. Este é um número impressionante, tendo em conta que a iniciativa tem menos de 5 anos. Demonstra a apetência dos jovens europeus para confraternizar e explorar o nosso fantástico património cultural”, afirmou a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude sobre a oitava ronda de inscrições no programa.

“Mas há mais: estamos a tornar a DiscoverEU cada vez mais inclusiva. A Ação de Inclusão DiscoverEU, lançada pelas agências nacionais Erasmus+, permitirá aos jovens com menos oportunidades participar na DiscoverEU em pé de igualdade com os seus pares”, acrescentou Mariya Gabriel, em comunicado divulgado por Bruxelas. Ou seja, os participantes com deficiência ou problemas de saúde serão apoiados nas suas viagens.

O passe de transporte ferroviário gratuito será entregue a quem se inscrever e responder a um questionário de escolha múltipla sobre a UE e sobre outras iniciativas da UE dirigidas aos jovens, bem como uma pergunta adicional para desempate. Quanto mais próxima da resposta correta for a estimativa, maior é o número de pontos que o candidato recebe e a probabilidade de receber um Interrail e um cartão de desconto em transportes públicos, cultura, alojamento, alimentação, desporto e outros serviços disponíveis nos países elegíveis.

A iniciativa DiscoverEU foi criada em junho de 2018 e, desde então, contabilizaram-se cerca de 916 mil candidaturas aos 212.700 passes de transporte disponíveis. De acordo com os últimos resultados do inquérito a seguir à viagem, divulgados pela Comissão Europeia, a maioria (72%) dos candidatos disseram ter viajado pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência.

Na edição primaveril deste ano destaca-se a possibilidade de descobrir o itinerário do Novo Bauhaus Europeu, lançado em janeiro. “Os viajantes DiscoverEU podem visitar as capitais europeias da cultura, os destinos constantes da prestigiada lista do Património Mundial da UNESCO ou os destinos aos quais foi atribuída a marca do Património Europeu. Além disso, podem também visitar locais com o rótulo do prémio cidade acessível”, realça a instituição liderada por Ursula von der Leyen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.