[weglot_switcher]

Já é possível carregar veículos elétricos na A1

A Repsol e a EDP instalaram postos de abastecimento rápido para veículos elétricos com 50 kVA nas estações de serviço de Antuã e Leiria. O objectivo é facilitar as viagens entre as cidades de Lisboa e do Porto.
8 Fevereiro 2017, 12h38

A partir desta quarta-feira, os proprietários de veículos eléctricos que se desloquem frequentemente entre o Porto e Lisboa podem respirar de alívio. A Repsol e a EDP instalaram postos de abastecimento rápido para veículos elétricos com 50 kVA nas estações de serviço de Antuã e Leiria, informaram hoje as empresas.

Em comunicado, a energética adiantou que em apenas 20 minutos o carro fica 80% carregado e que a parceria entre as firmas tem que ver com a necessidade de facilitar a viagem entre as duas maiores cidades portuguesas. “A localização dos pontos, integrados na rede Mobi.e, foi escolhida para permitir que a maioria dos veículos elétricos possa, com uma só paragem, fazer a ligação entre as duas maiores cidades do país”, esclarecem.

Uma das novidades deste ano no que diz respeito aos veículos elétricos é que deixa de ser grátis carrega-los em Portugal, mas com novos postos vai ser possível ‘atestar’ em apenas 30 minutos. O novo preçário estipula valores entre 1,5 e três euros para carregar neste período de tempo, que é o mais curto.

“Incomparavelmente mais baixo” é a forma como o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, define o custo de utilizar um automóvel elétrico, face aos veículos tradicionais movidos a gasolina ou a gasóleo, conforme adiantou ao jornal “Público”, no final do ano passado.

Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2017 impôs uma verba de 2250 euros para apoiar os primeiros mil compradores de veículos 100% elétricos, mediante apresentação do respectivo comprovativo de aquisição.

A nova regra, inserida no Fundo Ambiental do Governo, está em vigor desde domingo, dia 1 de janeiro, e vem de certa forma substituir as anteriores medidas governamentais de incentivo à compra de veículos elétricos, como por exemplo a entrega do anterior para a sucata.

A partir de 8 de janeiro, Portugal iniciou o estabelecimento de novos postos de carregamento rápido de veículos elétricos, prevendo-se a instalação de 14.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.