[weglot_switcher]

Japão e China à conquista de Portugal

Em menos de duas semanas, o aeroporto de Lisboa passará a estar diretamente ligado ao Japão e à China, potenciando o crescimento do turismo e a intensificação dos laços económicos com o Extremo Oriente.
15 Julho 2017, 12h00

Chega hoje à tarde ao aeroporto da Portela o primeiro voo da ligação aérea direta entre Portugal e o Japão.

Este foi o primeiro de quatro voos especiais de uma operação ‘charter’ da responsabilidade de um grupo de operadores turísticos japoneses, liderado pela JTB – Japan Travel Bureau, o maior operador turístico japonês.

Dos quatro voos previstos, três têm chegada e partida em Lisboa e o quarto terá chegada no aeroporto de Lisboa e partida do aeroporto do Porto.

As primeiras três rotações serão realizadas por aeronaves Boeing 777-200 com 245 lugares da JAL – Japan Airlines e a quarta rotação será realizada pela ANA – All Nippon Airlines com um Boeing 777-300ER de 264 lugares.

Será a primeira vez que ambas as companhias aéreas operam comercialmente nos aeroportos de Lisboa e Porto.

“Apesar de pontual e de curta duração, esta operação ‘charter’ assume alguma relevância pelo seu carácter experimental num mercado tão importante como o japonês. Esta é a primeira operação direta entre o Japão e Portugal e o sucesso desta operação será certamente uma alavanca para que, no futuro, outros operadores e companhias aéreas considerem a possibilidade de novas operações diretas”, sublinha um comunicado da ANA.

A concessionária, detida pelo grupo francês Vinci, acrescenta que esta primeira rotação de hoje ligar os dois maiores aeroportos da rede Vinci Airports, o aeroporto de Lisboa e o Kansai International Airport, em Osaka.

“A Vinci Airports e a JTB estão já a trabalhar no sentido de garantir a realização de uma versão alargada desta operação para o Verão de 2018, estando a ser equacionada desde já a possibilidade de o tráfego não ser apenas no sentido ‘inbound’ – Japão-Portugal, mas também ‘outbound’ – Portugal-Japão”, adianta o referido comunicado da ANA.

A ligação aérea direta ao Japão, será seguida, ainda este mês, a 26 de julho, por uma outra rota direta de ligação entre Portugal e a China.

Estas duas rotas diretas aproximam Portugal, em particular Lisboa, dos destinos do Extremo Oriente, com enfoque especial nas potências económicas da China e do Japão, grandes emissores de turistas a nível mundial.

Com estas aberturas de rotas diretas com a China e o Japão, o país ganha um potencial de trocas económicas com um dos pólos de desenvolvimento mundial e garante um crescimento acrescentado do número de turistas a visitar Portugal.

A ligação direta à China será feita pela companhia área chinesa Beijing Capital Airlines (BCA), do grupo Hainan Airlines (HNA).

A nova rota, que se inicia no próximo dia 26 de Julho, será direta entre Pequim e Lisboa, mas o voo terá origem na cidade de Hangzhou e posterior escala em Pequim.

Em simultâneo, a BCA irá também inaugurar a rota Pequim – Macau, aumentando desta forma ainda mais a conectividade do Aeroporto de Lisboa com a China.

Esta ligação irá iniciar-se com três frequências por semana, às terças, quintas e sábados até ao final do verão IATA, operada com um A330-200, aeronave com capacidade para 260 lugares.

No Inverno passará a operar mais uma frequência ao domingo, passando a quatro voos por semana.

Até ao final de 2017 serão disponibilizados cerca de 40.560 lugares. Durante o próximo ano é esperado que a operação se mantenha com quatro frequências semanais, oferecendo aproximadamente 76.800 lugares em 2018.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.