[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 30 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
30 Março 2022, 17h40

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/1i7ZOqkKqVP5S2M6zeQ7Up?si=Bqa7WXpcQmWFBmAjraU6Xg
 
Portugal registou em fevereiro deste ano uma taxa de desemprego de 5,8% — a mais baixa desde 2002, revela esta quarta-feira, 30 de março, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda que a pandemia tenha condicionado vários sectores da sociedade, a taxa de desemprego registada em 2002 já é inferior ao período pré-pandémico. Em fevereiro de 2020 a taxa fixou-se em 6,5%, percentagem que aumentou 0,3% para 6,8% no mesmo mês de 2021.
 
https://open.spotify.com/episode/77eXrhj8GdCuaUYbrNsUK4?si=4_ha6qfdQMGq3wfmL7EvHg
 
A Airbus vai contratar 300 pessoas até ao final de 2022 de forma a dar seguimento ao seu processo de expansão em Portugal, onde desde o ano passado tem em Lisboa, a sede da Airbus Global Business Services Center (GBS).

Atualmente, a empresa já conta com mais de 130 especialistas nas áreas administrativa, transacional, relatórios e serviços de TI, mas com estas 300 novas contratações quer abranger as áreas de finanças, recursos humanos, compras, gestão de informação, engenharia, comunicação, serviços ao cliente, jurídico e compliance.
 
https://open.spotify.com/episode/70FSwD0f3qvH2JfOT6fLgm?si=B9x_nZeISAGD4mSJC4IfeQ
 
Uma guarnição do exército ucraniano enfrentou destemidamente um navio de guerra da Rússia na ilha das Serpentes, no Mar Negro. O áudio de um soldado ucraniano a enfrentar uma máquina letal enviada pelo Kremlin correu mundo no final de fevereiro: “Vão-se f***r!”, gritou o soldado Roman Hrybov, via rádio, para o navio.

Mais de uma dezena de soldados desta guarnição foram dados como mortos depois do bombardeamento russo desta ilha. No entanto, apesar de alguns terem morrido, outros foram feito reféns pelos russos. Agora, foram libertados após uma troca de prisioneiros com a Rússia.
 
https://open.spotify.com/episode/5H4z5P8y8kkhUasSivwRrI?si=USuHvlICRFChqBNCeADWUA
 
A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas na sede da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) e na Assembleia Municipal de Lisboa, avança a revista “Sábado” esta quarta-feira, 30 de março.

A confirmação das buscas no órgão autárquico foi dada à revista pela assessoria de imprensa que remete explicações sobre os alvos e os objetivos da operação para a PJ.
 
https://open.spotify.com/episode/7FaJ54Wn1FdjHHp6vTocwS?si=LmCLc7WYQiagOejou8h5PQ
 
A maior feira de formação e empregabilidade do país, a Futurália regressa esta quarta-feira, 30 de março, à Feira Internacional de Lisboa (FIL), depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19. O certame termina a 2 de abril.

Em 2019 passaram pela Futurália 85 mil pessoas, em especial alunos, professores, encarregados de educação, psicólogos e orientadores vocacionais, que visitaram os 530 expositores com oferta formativa nacional e internacional.
 
https://open.spotify.com/episode/6RPloNVlsKnlg6UfQbcz9D?si=hpeXOpTkSlqBf99jiAEi5g
 
O grupo Sonae está a sofrer um ataque informático às suas plataformas, avança a SIC Notícias esta manhã. Atualmente, todos os serviços online da marca Continente estão indisponíveis mas as lojas físicas estão abertas e em funcionamento.

A SIC Notícias adianta que a extensão do ataque ainda está a ser avaliada e investigada pela dona do Continente. Para já, é impossível perceber se os dados dos clientes foram comprometidos.
 
https://open.spotify.com/episode/5XGxPcKhPAVk2Win9m2CEu?si=NcZxJw6ETBKe7agYRhtXCg
 
O governo ucraniano denunciou à União Europeia (UE) “inúmeros casos” de violação de mulheres pelas forças da Rússia durante a invasão russa da Ucrânia, revelou esta terça-feira a comissária europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson.

O ministro ucraniano Denis Monastirsky, que participou na segunda-feira por videoconferência na reunião extraordinária de ministros do Interior europeus em Bruxelas, assegurou que tem provas de “muitas violações a mulheres”.
 
https://open.spotify.com/episode/7w1JJzEwnG1vPfs3n8F6Ly?si=FzKGgM79QiS0F1cV5WQ7ow
 
O Grupo Altri vai passar a integrar informação ambiental nos seus documentos comerciais, reclamando que é pioneira no sector mundial da pasta & celulose a tomar este procedimento.

“O Grupo Altri, referência mundial na produção de fibras celulósicas, acaba de introduzir nos seus documentos comerciais a informação ambiental decorrente do processamento, produção e distribuição dos seus produtos, sendo o primeiro produtor a tomar esta importante medida”, assinala um comunicado da empresa.
 
https://open.spotify.com/episode/27H0luSE95bSWqMkt8LDDF?si=Whgt-pNOT4-ixgRl3gn3Qw
 
O XXIII Governo Constitucional, o terceiro chefiado por António Costa, vai tomar posse hoje às 17:00, no Palácio Nacional da Ajuda, dois meses depois das legislativas de 30 de janeiro, que o PS venceu com maioria absoluta.

O novo executivo que será empossado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é composto por 17 ministros e 38 secretários de Estado e tem a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, como “número dois” na hierarquia governativa.
 
https://open.spotify.com/episode/2rmwzQ0ZFOL5ZvSBJPaC2v?si=-3tXPQsgQx6gUzBW1tYuPw
 
A BlackRock aumentou a participação que detém na Energias de Portugal (EDP) de 7,09% para 10,1%, anunciou esta terça-feira a empresa portuguesa, em comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“No dia 29 de março de 2022, a BlackRock comunicou à EDP, nos termos do artigo 16.º do Código dos Valores Mobiliários, que atingiu uma participação qualificada de 10,01% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP. O patamar de 10% foi ultrapassado pela referida sociedade no dia 28 de março de 2022”, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira.
 
https://open.spotify.com/episode/0Q3A8ciO3QWR7cJsDnYDvE?si=xpX73JggSDuqsRB-fKssOQ
 
O ministério da Administração Interna (MAI), confirma que o Tenente-General Luís Botelho Miguel, diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) formalizou o pedido de demissão apresentado ainda em 2021, justificado por “razões de ordem pessoal”.

A decisão sobre o pedido, formalizado ao então ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, foi adiada para o final do mandato do Governo, a pedido da ministra Francisca Van Dunem, que lhe sucedeu no cargo em dezembro do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.