[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 29 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
29 Junho 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/4MKmXXQqQZ2VM6glr2kBdO?si=sxL_QkI6SauU2HqpG5rYZQ
 
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou esta quarta-feira, 29 de junho, que a invasão “maluca e machista” da Ucrânia pela Rússia é um “exemplo perfeito de masculinidade tóxica” do presidente russo, Vladimir Putin. O governante britânico voltou a criticar a ofensiva de Moscovo em território ucraniano, deixando ainda um apelo para que venham a surgir “mais mulheres em posições de poder”, segundo a “BBC”.

Durante a cimeira da NATO em Madrid, marcada pela guerra na Ucrânia, Johnson garantiu que a Rússia não teria iniciado o conflito caso estivesse uma mulher no lugar de Putin à frente do Kremlin.
 
https://open.spotify.com/episode/2epWLHbKaOvEV6BQtZ1qG9?si=C8_Q1KobSYGelW4cbGrZ1w
 
A economia europeia cresceu 5,4% em 2021, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira, mas mantém-se abaixo do nível pré-pandémico em 0,8%, com o consumo e o investimento a pesarem na recuperação e mostrarem maior demora em retomar os valores de 2019.

Apesar de ainda sujeita a medidas de confinamento que castigaram a atividade económica, a UE registou um crescimento de 5,4% no ano passado, o que foi, ainda assim, insuficiente para compensar a queda de 5,9% no ano anterior. Este foi o ritmo de variação do PIB mais elevado desde 2017.
 
https://open.spotify.com/episode/0EytQtIx3GyUzGXm1TpQlj?si=WJ8L5vHtS3Kq048La2fj0Q
 
Ainda que se verifique uma estabilização do custo de arrendamento comparativamente ao mês anterior, o custo do valor médio mensal para arrendar casa em Portugal aumentou em 270 euros, face ao mesmo mês de 2021, fixando-se agora em 1.012 euros, segundo dados do portal Imovirtual, divulgados esta quarta-feira, 29 de junho.

Na comparação anual, face ao período homólogo de 2021, a renda mais do que duplica (108,2%) em Beja, com um aumento de 426 euros para 887 euros. Aumentos substanciais registam-se também na Guarda (82,4%), onde em junho do ano passado a renda era de 450 euros, bem como em Faro (63,2%), onde a mesma sobe de 831 euros para 1.356 euros.
 
https://open.spotify.com/episode/0y0h26Iv2ae9vXHMeHllYe?si=ihT-R4pNR0ec-_LK-KDw2A
 
O presidente angolano disse hoje que o estado de saúde de José Eduardo dos Santos é “preocupante”. O ex-presidente de Angola está atualmente internado numa clínica em Barcelona, cidade para onde se mudou desde que deixou a presidência do país lusófono.

“Temos acompanhado de perto. O que podemos dizer é que a situação é preocupante. Mais do que isso, só as equipas médicas poderão dizer”, disse hoje João Lourenço durante uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.
 
https://open.spotify.com/episode/4feJTRDtjPgODi4U7IAc9E?si=b9Yf5FvjQOebewFfKyqa-w
 
O banco suíço UBS deixou de recomendar a compra (recomendação atual é de neutral) e reduziu o preço-alvo de 13 dólares para 10 dólares por ação para a empresa portuguesa.

Segundo os analistas da MTrader, o preço-alvo médio atribuído pelos analistas da UBS, é de 19,67 euros por ação (dados Bloomberg).
 
https://open.spotify.com/episode/7l3C6OG1j3CAEpSMawu4hk?si=Xgw5ewdISiO8gdZP9F_ODg
 
A Conferência dos Oceanos da ONU de Lisboa prossegue hoje, ao terceiro dia, com uma marcha pelo clima como ação paralela, a partilha de soluções para a poluição marinha e com o surf como “embaixador” da preservação dos mares.

A cimeira, coorganizada por Portugal e Quénia, termina na sexta-feira e visa impulsionar a ação dos países para a proteção dos oceanos.
 
https://open.spotify.com/episode/5gr4f8MaEbJyISGIuB40aa?si=sE4WgJJUQDO3c3RzmU6VOg
 
Jéssica Athayde juntou-se ao rol de artistas e influencers que anunciaram o fim da sua parceira com a Prozis, pelas declarações do seu fundador sobre o fim do direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos.

Junta-se assim às atrizes Marta Melro e Diana Monteiro ou a apresentadora da RTP Rita Belinha ou a influencer Tânia Argent no cancelamento do seu papel como embaixadoras. Juntas, contam com mais de 1,6 milhões de seguidores no Instagram.
 
https://open.spotify.com/episode/3ad03DppX5QYaJpZ4Y34dd?si=G13_SO-XSg271iFl0csGzg
 
Os sindicatos que representam os funcionários públicos vão ser recebidos esta quarta-feira no Ministério da Presidência para as negociações sobre os salários de entrada das carreiras de assistente técnico e de técnico superior.

Segundo o projeto de decreto-lei a que o Jornal Económico teve acesso, o Governo quer que os aumentos para os assistentes técnicos produzam efeitos ainda este ano (e com retroativos a janeiro), mas propõe que as mudanças nas remunerações dos técnicos superiores cheguem ao terreno só no próximo ano.
 
https://open.spotify.com/episode/6j0SXLnc3gln9aY5zsAB7C?si=rTTruo_tRF-y1BQcQxLulQ
 
Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram na terça-feira à noite um plano que impede a venda de novos veículos movidos a gasóleo ou a gasolina a partir de 2035.

A medida pretende reduzir para zero as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis novos a partir de 2035.
 
https://open.spotify.com/episode/6lKRLe1rSUmugvYUVghRov?si=yn19xyqTTOGjBDVgLDR2qQ
 
A petrolífera liderada por Andy Brown apresentou um programa de recompra de ações na divulgação dos resultados de 2021, a 21 de fevereiro. O programa de recompra de ações, que tem um valor de 150 milhões de euros, iniciou no passado dia 12 de maio.

Hoje a Galp Energia deu conta que exerceu o direito de opção de compra das floating rate notes (títulos de taxa flutuante no valor de 150 milhões de euros com vencimento em 2024).
 
https://open.spotify.com/episode/0ArWpM2T1nU6bcpMUhRkEi?si=T5tWe8FdTEymIboUHMcnbQ
 
A filha do antigo presidente angolano, Tchizé dos Santos, afirmou esta terça-feira que “não vai permitir que desliguem as máquinas” a José Eduardo dos Santos e acusou o atual chefe do executivo, João Lourenço, de estar a fazer uma gestão política do caso.

Num áudio posto a circular nas redes sociais, sob a forma de recado “para quem anda a fazer os preparativos para o funeral do presidente emérito do MPLA”, Tchizé dos Santos afirma que José Eduardo dos Santos “está vivo”, com “todos os órgãos a funcionar” e o seu estado de saúde é estável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.