JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 29 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou esta quarta-feira, 29 de junho, que a invasão “maluca e machista” da Ucrânia pela Rússia é um “exemplo perfeito de masculinidade tóxica” do presidente russo, Vladimir Putin. O governante britânico voltou a criticar a ofensiva de Moscovo em território ucraniano, deixando ainda um apelo para que venham a surgir “mais mulheres em posições de poder”, segundo a “BBC”.

Durante a cimeira da NATO em Madrid, marcada pela guerra na Ucrânia, Johnson garantiu que a Rússia não teria iniciado o conflito caso estivesse uma mulher no lugar de Putin à frente do Kremlin.
 

 
A economia europeia cresceu 5,4% em 2021, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira, mas mantém-se abaixo do nível pré-pandémico em 0,8%, com o consumo e o investimento a pesarem na recuperação e mostrarem maior demora em retomar os valores de 2019.

Apesar de ainda sujeita a medidas de confinamento que castigaram a atividade económica, a UE registou um crescimento de 5,4% no ano passado, o que foi, ainda assim, insuficiente para compensar a queda de 5,9% no ano anterior. Este foi o ritmo de variação do PIB mais elevado desde 2017.
 

 
Ainda que se verifique uma estabilização do custo de arrendamento comparativamente ao mês anterior, o custo do valor médio mensal para arrendar casa em Portugal aumentou em 270 euros, face ao mesmo mês de 2021, fixando-se agora em 1.012 euros, segundo dados do portal Imovirtual, divulgados esta quarta-feira, 29 de junho.

Na comparação anual, face ao período homólogo de 2021, a renda mais do que duplica (108,2%) em Beja, com um aumento de 426 euros para 887 euros. Aumentos substanciais registam-se também na Guarda (82,4%), onde em junho do ano passado a renda era de 450 euros, bem como em Faro (63,2%), onde a mesma sobe de 831 euros para 1.356 euros.
 

 
O presidente angolano disse hoje que o estado de saúde de José Eduardo dos Santos é “preocupante”. O ex-presidente de Angola está atualmente internado numa clínica em Barcelona, cidade para onde se mudou desde que deixou a presidência do país lusófono.

“Temos acompanhado de perto. O que podemos dizer é que a situação é preocupante. Mais do que isso, só as equipas médicas poderão dizer”, disse hoje João Lourenço durante uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.
 

 
O banco suíço UBS deixou de recomendar a compra (recomendação atual é de neutral) e reduziu o preço-alvo de 13 dólares para 10 dólares por ação para a empresa portuguesa.

Segundo os analistas da MTrader, o preço-alvo médio atribuído pelos analistas da UBS, é de 19,67 euros por ação (dados Bloomberg).
 

 
A Conferência dos Oceanos da ONU de Lisboa prossegue hoje, ao terceiro dia, com uma marcha pelo clima como ação paralela, a partilha de soluções para a poluição marinha e com o surf como “embaixador” da preservação dos mares.

A cimeira, coorganizada por Portugal e Quénia, termina na sexta-feira e visa impulsionar a ação dos países para a proteção dos oceanos.
 

 
Jéssica Athayde juntou-se ao rol de artistas e influencers que anunciaram o fim da sua parceira com a Prozis, pelas declarações do seu fundador sobre o fim do direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos.

Junta-se assim às atrizes Marta Melro e Diana Monteiro ou a apresentadora da RTP Rita Belinha ou a influencer Tânia Argent no cancelamento do seu papel como embaixadoras. Juntas, contam com mais de 1,6 milhões de seguidores no Instagram.
 

 
Os sindicatos que representam os funcionários públicos vão ser recebidos esta quarta-feira no Ministério da Presidência para as negociações sobre os salários de entrada das carreiras de assistente técnico e de técnico superior.

Segundo o projeto de decreto-lei a que o Jornal Económico teve acesso, o Governo quer que os aumentos para os assistentes técnicos produzam efeitos ainda este ano (e com retroativos a janeiro), mas propõe que as mudanças nas remunerações dos técnicos superiores cheguem ao terreno só no próximo ano.
 

 
Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram na terça-feira à noite um plano que impede a venda de novos veículos movidos a gasóleo ou a gasolina a partir de 2035.

A medida pretende reduzir para zero as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis novos a partir de 2035.
 

 
A petrolífera liderada por Andy Brown apresentou um programa de recompra de ações na divulgação dos resultados de 2021, a 21 de fevereiro. O programa de recompra de ações, que tem um valor de 150 milhões de euros, iniciou no passado dia 12 de maio.

Hoje a Galp Energia deu conta que exerceu o direito de opção de compra das floating rate notes (títulos de taxa flutuante no valor de 150 milhões de euros com vencimento em 2024).
 

 
A filha do antigo presidente angolano, Tchizé dos Santos, afirmou esta terça-feira que “não vai permitir que desliguem as máquinas” a José Eduardo dos Santos e acusou o atual chefe do executivo, João Lourenço, de estar a fazer uma gestão política do caso.

Num áudio posto a circular nas redes sociais, sob a forma de recado “para quem anda a fazer os preparativos para o funeral do presidente emérito do MPLA”, Tchizé dos Santos afirma que José Eduardo dos Santos “está vivo”, com “todos os órgãos a funcionar” e o seu estado de saúde é estável.

Recomendadas

Atlético de Madrid contrata novo craque, mas não é para jogar à defesa

Luva de Pedreiro, nome artístico de Iran Ferreira, ganhou fama nas redes sociais ao partilhar vídeos onde mostra as suas capacidades com a bola de futebol nos pés.

O modelo de negócio para o futebol do empresário americano que esteve interessado no Benfica

John Textor apresenta um modelo que poderá permitir baixar os custos com transferências e contratos dos atletas, na procura de fazer frente aos clubes mais ricos. O empresário presente nos campeonatos de Inglaterra, Brasil e Bélgica e agora parece próximo de chegar à liga francesa.

Liga Portugal lança campanha contra o ódio no futebol

“Mais Futebol, Menos Ódio” é o nome da nova campanha de sensibilização sobre as manifestações de ódio aos intervenientes do jogo. Será notória ao longo de toda a segunda jornada das competições profissionais.
Comentários