[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 20 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
20 Julho 2022, 16h25

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/5bzFaoOaGIYyRT1n2SpZjN?si=NPdvqvg1SE-roOG6NfDgSQ
 
O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair e atingiu “o valor mais baixo de sempre”, destaca o Ministério do Trabalho. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, em junho, havia cerca de 282 mil indivíduos desempregados, menos 25,3% do que há um ano e menos 4,7% do que em maio.

“No fim do mês de junho de 2022, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 282.453 indivíduos desempregados. O total de desempregados registados no país foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2021 (-95.419 indivíduos; -25,3%) e, no mesmo sentido, face ao mês anterior (-13.941 indivíduos; -4,7%)”, é explicado na nota divulgada esta quarta-feira pelo IEFP.
 
https://open.spotify.com/episode/6mfw27hErLgxSpiLFpriXc?si=xAJMG2fISqCf4AZ-Xocqmw
 
A Comissão Europeia anunciou hoje que os países da União Europeia devem reduzir o seu consumo anual de gás natural em 15%.

A meta não vinculativa foi apresentada hoje pela presidente da CE. “Os países da UE devem fazer o seu melhor agora para poupar 15% do consumo anual de gás. Estamos a providenciar uma orientação. Agora, a meta é aspiracional”.
 
https://open.spotify.com/episode/0BffTRSHFCqG1L6fqOBF5K?si=u7Mwkj5JR_26iTQN45hUOQ
 
A Iniciativa Liberal apresentou queixa na Provedoria de Justiça por atrasos nos apoios por deficiência. Numa publicação nas redes sociais a IL considera que o “Estado falha aos desfavorecidos”.

Os liberais também escreveram, no Twitter, que este é “um Estado que se mete em tudo e falha a quem mais precisa”. A publicação vem acompanhada de uma entrevista com o deputado Rui Rocha à “TSF” onde contou que o partido já chamou a ministra Ana Mendes Godinho ao Parlamento, mas só existe disponibilidade em setembro. Rui Rocha também revelou que a presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino,”reconheceu a existência de alguns problemas”.
 
https://open.spotify.com/episode/09PPPM08p2zrXMUysA8oEN?si=4XMNXVPJRU6Z9_Hg5ldgdQ
 
O Governo angolano atribuiu a concessão ferroviária do corredor do Lobito ao consórcio formado pelos portugueses da Mota-Engil, Trafigura (de Singapura) e Vecturis (da Bélgica).

“Nos próximos 30 anos, o consórcio formado pelas três empresas vai assumir a operação, a exploração e a manutenção do transporte ferroviário de mercadorias entre Lobito e Luau, assim como a manutenção de toda a da infraestrutura existente ao longo do corredor”, disse o ministério dos Transportes de Angola em comunicado.
 
https://open.spotify.com/episode/36uzG6daYJNVZrnW6j3bLG?si=0paVURqJT32KL0ERfOSKsg
 
A Comissão Europeia prepara-se para criar um mecanismo com o objetivo de racionar gás natural nos países da União Europeia entre agosto e maio, revela hoje o “Politico”.

A medida deverá ser hoje apresentada pelo executivo de Ursula von der Leyen, a par de outras medidas para reduzir a dependência energética da UE face à Rússia.
 
https://open.spotify.com/episode/5j24fhTWQWa1tVYN9zvibn?si=8_OM8lM6RB2NfOVAFAmpTg
 
Os preços da eletricidade no mercado grossista vão voltar a subir na Europa no Inverno, especialmente no Reino Unido, Alemanha e França, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).

Num relatório publicado hoje, a AIE analisa as primeiras consequências da guerra na Ucrânia para a Europa devido à forte dependência energética da Rússia, que forneceu, em 2020, quase 30% do gás consumido na Europa, além de mais de 20% do petróleo e 12% do carvão.
 
https://open.spotify.com/episode/0ValJYVI5OpbCkTU8sb3rL?si=o885JBOgSmywACYwX8-C-A
 
Com a chegada do verão, a Direção Regional da Saúde (DRS) reforça a campanha de sensibilização sobre os riscos associados às temperaturas elevadas, à exposição solar e às atividades típicas desta época.

A DRS relembra que as elevadas temperaturas que se fazem sentir no período do verão representam um risco acrescido para a saúde, não só para os grupos mais vulneráveis (pessoas idosas, crianças, grávidas, pessoas que vivem com doenças crónicas e pessoas que exercem atividades laborais ao ar livre), mas também para a população em geral.
 
https://open.spotify.com/episode/4DrvMsaurzH9o0QLLuO7PO?si=9MEJoPk8QBmyc7a9fPay6Q
 
A ministra da Defesa vai ser ouvida hoje no parlamento a pedido do PSD sobre a execução da Lei de Programação Militar (LPM), que no ano passado se situou nos 54% e cuja revisão já está em curso.

O requerimento para ouvir Helena Carreiras, apresentado pelos sociais-democratas, foi entregue depois de ter sido apreciado na Comissão de Defesa Nacional um relatório que referia que a execução financeira da Lei de Programação Militar foi de cerca de 278 milhões de euros em 2021, o correspondente a 54%, percentagem inferior à execução do ano anterior.
 
https://open.spotify.com/episode/6wnnbmkkuHMHkJaZPbZwus?si=ubAQgEpoR5Cz0h9huXG9-g
 
No Parlamento, esta quarta-feira, vai decorrer o debate do Estado da Nação que vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O debate inicia-se com uma intervenção do Primeiro-Ministro, sujeito a perguntas dos grupos parlamentares e dos Deputados únicos representantes de um partido, seguindo-se o debate generalizado, que é encerrado pelo Governo. Inicialmente a conferência de líderes tinha marcado o debate político sobre o “estado da Nação” para dia 21 de julho e o último plenário de votações para dia 20, tendo agora trocado esses agendamentos.
 
https://open.spotify.com/episode/1ukFh4UrL2VSYfzQtDlZ3R?si=tNqLMQMVS3mocetbdDd7Lg
 
O Governo aprovou esta terça-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, dois diplomas para tentar criar mais condições para a estabilização dos médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, portanto, garantir o cumprimento das escalas de urgência. A opção foi dar mais poder aos gestores das unidades hospitalares públicas para contratar e pagar o trabalho extraordinário dos profissionais.

A ministra da Saúde revelou que as mudanças ocorrem por duas vias distintas: a atribuição aos conselhos de administração dos hospitais do SNS autonomia para celebrar contratos de trabalho sem termo com médicos necessários para assegurar o funcionamento dos serviços e permitir que esses administradores hospitalares conseguiam remunerar o trabalho suplementar dos médicos do quadro e internos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.