[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 2 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira, 2 de fevereiro.
  • Nick Read, CEO do grupo Vodafone
2 Fevereiro 2022, 17h39

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/4z67La0VTbTQ96yLWyIU83?si=4hb18ZK5SWecvGO0oXMIdw
 
A Vodafone está “ativamente” e “em várias frentes” à caça de parceiros para fusões em Portugal, Espanha, Reino Unido e Itália, indicou esta quarta-feira o CEO do grupo, Nick Read. “Vejo mercados onde existem fortes ocasiões para consolidação sem que haja necessidade de remédios muito punitivos”, salientou Read numa “call” com jornalistas que se seguiu à apresentação dos resultados trimestrais.

“É nesses quatro mercados que penso que existem as maiores oportunidades. Estamos em conversas com múltiplas partes em múltiplos mercados”, disse o responsável. De acordo com o espanhol Expansión, Nick Read precisou que essas operações podem “tomar a forma de uma joint-venture, uma fusão em que a Vodafone tenha maioria ou mesmo uma posição minoritária, ou inclusivamente uma venda do ativo”.
 
https://open.spotify.com/episode/7JukrlUtFanoB0lZSoGweX?si=R0ybgKgPRXGre-m0RHBtPw
 
Nuno Santos substitui Anselmo Crespo na direção de informação da TVI, passando a acumular com a direção da CNN Portugal.

Tal como o Jornal Económico revelou em primeira mão a 28 de janeiro, Nuno Santos vai assumir a nova direção de informação conjunta da CNN Portugal/TVI, que tinham estruturas autónomas até agora.
 
https://open.spotify.com/episode/0W74jhGQNSbJiT89xKEOOm?si=No9Z8ZPdT9CH5SutLUCMmg
 
O ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) revelou hoje que o concurso para a prospeção de lítio pode avançar em seis dos oito locais iniciais. A tutela também avança que a área inicial prevista foi reduzida para metade.

“A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que sujeitou a análise oito áreas com potencial de existência de lítio, concluiu que em seis delas há condições para avançar. Nos seis locais viáveis, é proposta uma redução de área inicial para metade”, segundo comunicado do MAAC.
 
https://open.spotify.com/episode/3XHIs5Wa3Do0Et9Wz8jyR0?si=PFhjK_YlTqezmTdFBLzUmw
 
A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real pediu que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) estivesse mais empenhada com o problema do país do que em criticar o partido numa publicação nas redes sociais.

“Se a CAP se preocupasse mais em apoiar os produtores, nomeadamente instando o Governo a fazer frente ao grave problema da seca que atinge o nosso país, do que a atacar o PAN, é que era de valor. Mas isso não serve os interesses instalados, nem vende soundbytes”, escreveu Inês de Sousa Real no Twitter.
 
https://open.spotify.com/episode/520nL3ihsflUMsXyn9ayPL?si=hcW5tzbRSqWFEuoBfeN2xw
 
O banco espanhol obteve lucros de 323,3 milhões de euros em 2021, “um exercício marcado pela melhoria da rentabilidade estrutural e resultados alcançados em matéria de sustentabilidade” num contexto de grande complexidade devido à pandemia, indicou hoje o presidente do banco, Juan Escotet Rodríguez, ao apresentar os resultados da entidade.

O Abanca, que tem presença no retalho em Portugal, está – segundo avançou o Jornal Económico – na “pole position” para comprar o EuroBic e neste momento está já em negociações exclusivas para comprar a totalidade do banco que tem Isabel dos Santos como acionista com 42,5%.
 
https://open.spotify.com/episode/3Pheo0ABBYhU9pOeqiPQqn?si=SQ6829qOR1OqBemzzUyKyA
 
Depois de ter viajado pelos ceús entre fevereiro de 1994 e 6 de abril de 2020, um avião da companhia aérea British Airways prepara-se agora para servir de espaço para eventos privados. A responsável por esta mudança é Suzannah Harvey, chefe do aeroporto de Cotswold, uma propriedade privada, perto de Kemble, na Inglaterra, depois de em outubro de 2020 ter comprado o modelo Negus 747 por apenas um euro.

Agora, após 14 meses e mais de 600 mil de euros em remodelações este avião está pronto a receber festas privadas, como casamentos ou gravações de programas televisivos, sendo que o preço de aluguer pode ir até aos 1.200 euroshora. Contudo, o processo de aquisição deste avião não foi fácil, tal como conta Suzannah Harvey, à “CNN”.
 
https://open.spotify.com/episode/60NRvJ1lK0OJqF0WlcOdtg?si=OKbWRx4MQCyoRVzPhzEmCg
 
A DECO e a Junta de Freguesia do Caniço celebram hoje, dia de 2 de fevereiro, um protocolo de colaboração para apoiar todos os consumidores fregueses.

Com esta parceria, pretendemos desenvolver um trabalho de ajuda aos fregueses que enfrentem problemas financeiros, procurando também capacitá-los através da realização de sessões informativas em diversas temáticas de consumo, como por exemplo: finanças pessoais em tempos de crise, combate à pobreza energética e comer bem é mais barato.
 
https://open.spotify.com/episode/1L0iZvMlnmKDoHoim5vv67?si=I-fRj6fMQcqqUbxxQNPKUw
 
A conferência de imprensa de apresentação das conclusões da reunião da direção comunista está prevista para as 11:00, na sede do partido, na Rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa.

Na segunda-feira, o PCP tinha anunciado que a reunião do Comité Central do dia tinha dois pontos principais: a análise do resultado das legislativas e a situação sociopolítica do país nos próximos quatro anos.
 
https://open.spotify.com/episode/207Fd7h4akMbL5RBejyb95?si=i4l4RVUCTDWwpDn0khYi8g
 
O Presidente da República vai continuar a receber os partidos com representação parlamentar esta quarta-feira antes de indigitar o próximo primeiro-ministro que, ao que tudo indica, deverá ser António Costa.

Depois desta terça-feira, Marcelo ter-se reunido com o Livre, PAN, BE e PCP, hoje o Presidente da República vai estar com a Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS, que será representado por José Luís Carneiro uma vez que Costa testou positivo para a Covid-19.
 
https://open.spotify.com/episode/1zalL1JsZ0BRwDOe5dwbfJ?si=vNyyHNdNRCiOtDhJI7rdyA
 
Todo o território de Portugal continental encontra-se em situação de seca, tendo a cenário se agravado no dia 31 de janeiro. Comparativamente a dezembro, e segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) partilhados com o Jornal Económico, verificou-se um aumento significativo da área e da intensidade da situação de seca, estando atualmente todo o território nacional em estado de seca: 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.

Face à atual situação climatérica, o Governo decretou um conjunto de medidas que visam ajudar a gerir a água disponível em albufeiras e barragens. A partir desta terça-feira, as cinco barragens geridas pela EDP (Alto Lindoso/Touvedo, Alto Rabagão, Vilar/Tabuaço, Cabril e Castelo de Bode) passam a estar impedidas de produzir água para propósitos energéticos, e ficando apenas limitada a fornecer água para consumo humano. Já a barragem da Bravura, no Algarve, fica impedida de ser utilizada para fins de rega.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.