[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
23 Junho 2022, 15h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/0vFMu5wEGoeKoO09LOl4HB?si=5rNlxrTXRNyUVETN2eQBMw
 
O Reino Unido introduziu um novo conjunto de sanções comerciais contra a Rússia na quinta-feira, segundo a “Reuters”.

Entre as novas medidas estão a proibição da exportação para a Rússia de uma série de bens e tecnologia, combustível de aviação e libra esterlina ou notas da UE.
 
https://open.spotify.com/episode/2WHuSYjdkvL39EO8iuVSKE?si=UKlCAR7dRtiNFsKB99P_mQ
 
A Networkme, start-up portuguesa que ajuda estudantes a descobrirem que carreira seguir e empresas a recrutarem talento jovem, vai expandir para Espanha em setembro. A plataforma estima chegar aos 300 mil alunos no mercado ibérico até setembro de 2023.

Em comunicado, a empresa, que vai manter a sede em Portugal, explica que a expansão para Espanha é motivada pela taxa de desemprego jovem no país vizinho, que chegou a rondar os 40% durante a pandemia, e pela necessidade das empresas parceiras portuguesas, que operam também no mercado, em atrair talento jovem no país.
 
https://open.spotify.com/episode/5ZCNa7VJLgTZD3LSAMe4cT?si=cIyVjSH_RjSK453ki7j3CA
 
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) anunciou ontem que estão a decorrer 42 buscas em vários locais do país, designadamente, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, no âmbito do Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN).

Segundo o DCIAP, os factos “em investigação são suscetíveis de consubstanciar os crimes de fraude na obtenção de subsídio e fraude fiscal qualificada”.
 
https://open.spotify.com/episode/4OWXUiCA2hg9FVGFX32b57?si=B0oKlFdCQbqexSOFOGeDBA
 
A Benfica SAD comunicou esta quinta-feira ter chegado ao princípio de acordo com o clube argentino River Plate para a transferência do médio Enzo Fernández por um valor que pode atingir os 18 milhões de euros.

Este acordo com o River Plate abrange 75% do passe futebolístico de Enzo Fernández, sendo que o montante fixo desta transferência será de 10 milhões de euros “ao qual poderá acrescer um valor variável de oito milhões de euros.
 
https://open.spotify.com/episode/08ZUMcwximK4UuBRcpZdce?si=Z6Zhkkz6QH-F9rZYYK-pXQ
 
O consumo de tabaco ilegal representou no último ano 7% em Portugal, o que significou uma perda de receitas fiscais para o Estado português de 113 milhões de euros, segundo o relatório anual da consultora KPMG divulgado esta quinta-feira, 23 de junho.

Os dados deste estudo indicam que o consumo de tabaco contrabandeado aumentou 3,9%, o equivalente a 1,3 mil milhões de cigarros ilícitos em 2021, atingindo os 35,5 mil milhões de cigarros ilegais consumidos nos Estados-Membros da União Europeia.
 
https://open.spotify.com/episode/2KJJPLzBJ4DezP4N1SVN7U?si=3FZoy_D5R3-5kAbQgJglCw
 
A dirigente responsável pelo pedido de estatuto de país candidato à adesão à UE disse estar “100%” certa de que todos os 27 países aprovarão a candidatura da Ucrânia, durante uma cimeira que arranca hoje.

A vice-primeira-ministra para a Integração Europeia e Euro-Atlântica ucraniana, Olha Stefanishyna, lembrou na quarta-feira que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já demonstrou apoio à candidatura da Ucrânia, uma decisão que “mudou as regras do jogo” e abalou “os mais indecisos”.
 
https://open.spotify.com/episode/2ifki5O1LvLQUC9ZKestFB?si=_98yvadpSVabGEyPuZ9F6Q
 
As startups têm conhecido um papel cada vez mais proeminente no processo de inovação, por si só, como forma de cristalização do empreendedorismo, através da criação de produtos e serviços e da abertura da possibilidade de exploração de novos mercados, mas também como caminho alternativo para as grandes empresas explorarem a evolução tecnológica e procurarem ganhar vantagens competitivas num mercado em constante mudança.

A pressão para inovar cria a necessidade de parcerias para encontrar novo talento, novas formas de trabalhar e, também, uma cultura empresarial ágil, mais aberta à experimentação.
 
https://open.spotify.com/episode/4z3T8ZI8DZ0TC7uDTqfTnM?si=cAnHmXkKSXG0O9k4-gPwVA
 
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou hoje que vai reunir quinta-feira com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, numa audiência para discutir a recusa da TAP em permitir um plenário nas instalações da empresa.

“O SPAC viu hoje recusada pela TAP o exercício do seu direito de reunião com os trabalhadores nas instalações da empresa, com base no alegado risco de não serem assegurados serviços essenciais e urgentes pelos Pilotos, se a reunião tivesse lugar”, afirmou, em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.