JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

epa09598991 Britain’s Prime Minister Boris Johnson attends a bilateral meeting with President of Israel Isaac Herzog (not pictured) at 10 Downing Street in London, Britain, 23 November 2021. EPA/NEIL HALL / POOL

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Reino Unido introduziu um novo conjunto de sanções comerciais contra a Rússia na quinta-feira, segundo a “Reuters”.

Entre as novas medidas estão a proibição da exportação para a Rússia de uma série de bens e tecnologia, combustível de aviação e libra esterlina ou notas da UE.
 

 
A Networkme, start-up portuguesa que ajuda estudantes a descobrirem que carreira seguir e empresas a recrutarem talento jovem, vai expandir para Espanha em setembro. A plataforma estima chegar aos 300 mil alunos no mercado ibérico até setembro de 2023.

Em comunicado, a empresa, que vai manter a sede em Portugal, explica que a expansão para Espanha é motivada pela taxa de desemprego jovem no país vizinho, que chegou a rondar os 40% durante a pandemia, e pela necessidade das empresas parceiras portuguesas, que operam também no mercado, em atrair talento jovem no país.
 

 
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) anunciou ontem que estão a decorrer 42 buscas em vários locais do país, designadamente, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, no âmbito do Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN).

Segundo o DCIAP, os factos “em investigação são suscetíveis de consubstanciar os crimes de fraude na obtenção de subsídio e fraude fiscal qualificada”.
 

 
A Benfica SAD comunicou esta quinta-feira ter chegado ao princípio de acordo com o clube argentino River Plate para a transferência do médio Enzo Fernández por um valor que pode atingir os 18 milhões de euros.

Este acordo com o River Plate abrange 75% do passe futebolístico de Enzo Fernández, sendo que o montante fixo desta transferência será de 10 milhões de euros “ao qual poderá acrescer um valor variável de oito milhões de euros.
 

 
O consumo de tabaco ilegal representou no último ano 7% em Portugal, o que significou uma perda de receitas fiscais para o Estado português de 113 milhões de euros, segundo o relatório anual da consultora KPMG divulgado esta quinta-feira, 23 de junho.

Os dados deste estudo indicam que o consumo de tabaco contrabandeado aumentou 3,9%, o equivalente a 1,3 mil milhões de cigarros ilícitos em 2021, atingindo os 35,5 mil milhões de cigarros ilegais consumidos nos Estados-Membros da União Europeia.
 

 
A dirigente responsável pelo pedido de estatuto de país candidato à adesão à UE disse estar “100%” certa de que todos os 27 países aprovarão a candidatura da Ucrânia, durante uma cimeira que arranca hoje.

A vice-primeira-ministra para a Integração Europeia e Euro-Atlântica ucraniana, Olha Stefanishyna, lembrou na quarta-feira que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já demonstrou apoio à candidatura da Ucrânia, uma decisão que “mudou as regras do jogo” e abalou “os mais indecisos”.
 

 
As startups têm conhecido um papel cada vez mais proeminente no processo de inovação, por si só, como forma de cristalização do empreendedorismo, através da criação de produtos e serviços e da abertura da possibilidade de exploração de novos mercados, mas também como caminho alternativo para as grandes empresas explorarem a evolução tecnológica e procurarem ganhar vantagens competitivas num mercado em constante mudança.

A pressão para inovar cria a necessidade de parcerias para encontrar novo talento, novas formas de trabalhar e, também, uma cultura empresarial ágil, mais aberta à experimentação.
 

 
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou hoje que vai reunir quinta-feira com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, numa audiência para discutir a recusa da TAP em permitir um plenário nas instalações da empresa.

“O SPAC viu hoje recusada pela TAP o exercício do seu direito de reunião com os trabalhadores nas instalações da empresa, com base no alegado risco de não serem assegurados serviços essenciais e urgentes pelos Pilotos, se a reunião tivesse lugar”, afirmou, em comunicado.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários