[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 14 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
14 Julho 2022, 15h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/4l4aCok3a8scfkHMnB0sB9?si=vGd0q_BES9eRRiGg11s6Yw
 
Afinal, o salário de entrada dos técnicos superiores da Administração Pública vai subir já este ano, à semelhança do que está previsto para os assistentes técnicos e conforme tinham reivindicado os sindicatos. A decisão foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros e significa que as mexidas nas carreiras gerais vão custar este ano mais 20 milhões de euros do que o Governo estava, inicialmente, a contar.

“O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que estabelece as medidas de valorização remuneratória dos trabalhadores da Administração Pública, em linha com o que estava previsto no Orçamento do Estado para 2022”, começou por anunciar a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em declarações aos jornalistas.
 
https://open.spotify.com/episode/46BQOQhE1gKq9wlheON2nK?si=-Bh9LvwJSFSWUblDUA5hEQ
 
A rede social Twitter está em baixo esta quinta-feira, 14 de julho.

No site “Downdetector” conta com mais de 1.100 notificações de problemas por volta das 13h00.
 
https://open.spotify.com/episode/3jzwx7xK4J8zMVLQJjRfVB?si=YlD_LdLYSJWOeLMgv_yKTw
 
O adiamento do novo aeroporto custa cerca de sete mil milhões de euros e 28 mil empregos “no cenário mais otimista”, de acordo com o estudo da EY para a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) divulgado hoje.

Este é “um problema que se arrasta há muitos, muitos anos”, afirmou o presidente da CTP, Francisco Calheiros, que falava na apresentação das conclusões do estudo “Impacto económico da não decisão sobre a implementação do novo Aeroporto de Lisboa”, que está a decorrer em Lisboa.
 
https://open.spotify.com/episode/3oBtiI9s1ZFZryjPjzdcDn?si=Y5fkXvYcR0CLGaht37azTQ
 
A Comissão Europeia avisou que um eventual corte do fornecimento de gás pela Rússia à Europa no inverno, com consequente aumento dos preços, poderia “pressionar mais a inflação e asfixiar o crescimento”, admitindo “riscos” económicos.

Nas previsões macroeconómicas de verão, hoje divulgadas, o executivo comunitário avisa que “os riscos para a previsão da atividade económica e da inflação dependem fortemente da evolução da guerra e em particular das suas implicações para o fornecimento de gás à Europa”.
 
https://open.spotify.com/episode/3lmRJUCAi1CF01FXMCehCc?si=hQ_c0yTwTTKG7vCG9dBn0Q
 
Portugal vai registar o maior crescimento económico na União Europeia, prevê Bruxelas. A economia nacional vai registar um crescimento de 6,5%, a maior subida percentual de todos os estados-membros, segundo a previsão de verão divulgada esta quinta-feira pela Comissão Europeia. Esta previsão está acima do previsto pelo Governo (4,9%) no Orçamento do Estado para este ano, apresentado em abril.

Esta subida de 6,5% está também acima das previsões para a UE (2,7%) e para a zona euro (2,6%), prevista pela CE.
 
https://open.spotify.com/episode/5Jss70BsFV8JZwpUv9OP0y?si=6iRRoUTAR96nnzf7_cAheA
 
A empresa de executive search, Odgers Berndtson anunciou esta quinta-feira, 14 de julho, a fusão da sua empresa de recrutamento e assessment de talento Ray Human Capital com a empresa portuguesa de tecnologia e consultoria na área de Recursos Humanos, BBDM.

“No ano em que completa 30 anos de história em Portugal, a Ray Human Capital, especialista em soluções de atração, retenção e desenvolvimento de talento, junta-se à BBDM Consulting Services, empresa de tecnologia e consultoria na área de Recursos Humanos, numa operação que pretende unir o poder da tecnologia ao sólido legado da consultora Ray Human Capital, criando um dos principais players do mercado no que se refere a Talent Acquisition, Assessment, HR Tech Consulting”, justifica a Odgers Berndtson em comunicado enviado às redações.
 
https://open.spotify.com/episode/0lhBJvGju41rw9jJNxcaGL?si=tfzKZUTATYKDvfW9Yq4cTQ
 
A maior central solar flutuante em barragem da Europa arranca amanhã no Alqueva. Depois do projeto-piloto na barragem do Alto Rabagão, a EDP inaugura uma central com maior escala, com uma potência de quatro megawatts (MW).

A infraestrutura localizada no maior lago artificial da Europa ocidental vai contar com um total de 12 mil painéis, numa área com o tamanho de quatro campos de futebol.
 
https://open.spotify.com/episode/3vTbj75qwJcR87xvWHY05B?si=XilOO-IOR3qVnwHdLMydGQ
 
O aeroporto Humberto Delgado encontra-se entre os 10 aeroportos europeus com mais atrasos, segundo dados divulgados pela agência de viagens “Hopper” citada pela “Bloomberg”. O ranking analisou os primeiros nove dias de julho.

A liderar o ranking encontra-se o aeroporto de Bruxelas Zaventem com 72% dos voos com atrasos e 2,5% cancelados.
 
https://open.spotify.com/episode/2289Ic3QWi7okH12f2tqR1?si=d1W4I0xHTOOCvGBF0rQiYw
 
A Altice Portugal disse esta quarta-feira que o impacto dos incêndios na sua infraestrutura é pouco significativo, adiantando ter colocado de prevenção mais de uma centena de técnicos especializados a nível central e local.

“A Altice Portugal acionou, desde que foi comunicado o alerta vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o seu Gabinete de Crise, e está ativamente a colaborar com todas as autoridades, tendo inclusive colocado de prevenção mais de uma centena de técnicos especializados, quer a nível central, quer a nível local”, adiantou hoje a empresa em comunicado.
 
https://open.spotify.com/episode/17axUcPakb6Pl7AT1OEYiq?si=Pfy3Zq_9REOqG3mxIs3Crg
 
O grupo aéreo alemão Lufthansa anunciou esta quarta-feira o cancelamento de mais 2.000 voos durante o verão, nos aeroportos de Frankfurt e Munique, devido à falta de pessoal.

A companhia “cancela 2.000 voos” com partida e chegada aos “hubs” de Frankfurt e Munique, previstos a partir de agora e até finais de agosto, declarou um porta-voz da empresa, questionado pela AFP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.