[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
4 Julho 2022, 15h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6CRcm7kBksPMgY6jSeEDE7?si=je9sAkp5SnGMxkujZozUng
 
A produção industrial em Portugal, em 2021, aumentou 12,1%, em termos nominais, fixando-se em 94,3 mil milhões de euros. O valor, referente ao total das vendas de produtos e prestação de serviços nas indústrias transformadoras, representa um ligeiro crescimento de 0,2% em relação a 2019, depois de uma variação de -10,6% em 2020, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE)

Os dados provisórios do Inquérito Anual à Produção Industrial, divulgados esta segunda-feira, demonstram que uma parte desta variação é justificada pelo efeito de aumento de preços, dado que o índice de preços na produção industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 8,7% em 2021.
 
https://open.spotify.com/episode/5BsXxZQ2DuO909ijjufGL6?si=K2081EAsSH2WIm8cAW2ABg
 
A empresa portuguesa Carmo Wood anunciou esta segunda-feira, 4 de julho, o seu mais recente projeto com a construção dos escritórios flutuantes em madeira que vão acolher a sede da Carmo France Agriculture e da Carmo France Structure en Bois, em Bordéus, na zona dos “Bassins à Flot”.

Com um investimento de dois milhões de euros trata-se do primeiro edifício flutuante em território francês e que envolveu 14 empresas divididas entre Portugal e França. No total, são 600 m2 de escritórios flutuantes, assentes numa barcaça de 30 metros por 11 metros.
 
https://open.spotify.com/episode/0YcsOgPokiSxwzE5OMEheW?si=dISGALoIQky6oQasZ3t5og
 
Os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 2,6% no segundo trimestre deste ano para 11,3 euros por m2, segundo o portal “Idealista”.

Por distrito, os preços registaram as maiores subidas em Faro (14,1%), Santarém (10,3%) e Leiria (9,8%). Já a Madeira registou uma subida de 10,1%.
 
https://open.spotify.com/episode/08bPEsnkIP6SP3eGrsv2UI?si=saO5wteoRk6GBpw7SJX4eA
 
A SAD do Sporting Clube de Portugal anunciou hoje a venda de João Palhinha para os ingleses do Fulham, clube que ganhou a promoção para a Premier League e treinado por Marco Silva.

“Em contrapartida da transferência, a Sporting SAD terá direito a receber o montante de 22 milhões de euros, dos quais 20 milhões de euros fixos e até dois milhões de euros de valor máximo variável em função de objetivos”, segundo comunicado da SAD leonina.
 
https://open.spotify.com/episode/7hgsNVrOrXxkYLyL2QgkSP?si=_kfeepd8SMqn87vPriKHqA
 
A página de Facebook do Governo Regional da Madeira foi alvo de ataque cibernético, confirmou o executivo madeirense.

“A situação está a ser acompanhada e resolvida pelos serviços competentes do Governo e já foi solicitada a cooperação e a intervenção urgente das instâncias judiciais e policiais, de modo a sanar o incidente o mais depressa possível”, diz o executivo madeirense.
 
https://open.spotify.com/episode/3iEuKShbxHfvQmcBhKdy2i?si=_voBpKW3S6m46dFFqAZgUw
 
A plataforma de finanças de impacto, GoParity, anunciou esta segunda-feira que investiu um milhão de euros em projetos de sustentabilidade só no mês de junho. Com esta soma e desde a sua criação, há cinco anos, a empresa já alocou mais de 15 milhões de euros às temáticas sustentáveis. “É ótimo, mas ainda há muito a fazer”, esclarece o CEO Nuno Brito Jorge.

Numa nota enviada ao JE, a empresa garante que junho foi “o seu melhor mês de sempre”, ao ter atingido o investimento milionário. O feito faz sombra, segundo a GoParity, ao ritmo a que estes investimentos se conseguiam somar.
 
https://open.spotify.com/episode/4lB7l18TZCcC1GzLfOBqYd?si=t2D3F5tERleZHfA6lRKpFg
 
O encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva – que defrontará o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais de 02 de outubro – realizou-se na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, e durou cerca de uma hora e 45 minutos.

“Falámos dos temas mundiais importantes, muito importantes, como é que o Presidente Lula via a questão da Ucrânia, a duração da guerra, os efeitos da guerra, o equilíbrio geopolítico, a situação económico-social”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no fim da reunião.
 
https://open.spotify.com/episode/0kDUmXduRbFBFPlvDfGQyM?si=BRLJHMtVSSeYrM2aGmLbyg
 
Entre os dois encontros, o Presidente da República deverá visitar uma exposição da artista portuguesa Gabriela Albergaria no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo.

Depois, está previsto que regresse a Portugal via Recife.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Brasil no sábado, para uma sessão comemorativa do centenário da travessia do Atlântico Sul, no Rio de Janeiro, e para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que tem Portugal como país homenageado.
 
https://open.spotify.com/episode/2a2NhawBwyNHTjKMATwnxu?si=WH2Cor8FT0G3Lw2vI6gaqA
 
Macau registou as duas primeiras mortes relacionadas com a Covid-19, desde o início da pandemia há mais de dois anos, indicaram as autoridades sanitárias em comunicado.

Duas mulheres, de 100 e de 94 anos, doentes crónicas, foram diagnosticadas “como casos positivos de covid-19”, sem manifestarem sintomas, de acordo com a mesma nota do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.
 
https://open.spotify.com/episode/6QIjp02E6A4FrPfZWpjSft?si=ozMkacLUSBizsdnyQzP_-g
 
O comentador da SIC, Marques Mendes, considerou que o episódio entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro, Pedro Nuno Santos, relativamente ao aeroporto, é “invulgar” e que a manutenção de Pedro Nuno Santos no governo aconteceu por “calculismo e medo”.

Marques Mendes considerou que o episódio que levou a que o primeiro-ministro, António Costa, anulasse um despacho para o novo aeroporto, mostrou que por vezes o ministro, Pedro Nuno Santos, é “demasiado impulsivo e talvez um bocadinho imaturo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.