JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A produção industrial em Portugal, em 2021, aumentou 12,1%, em termos nominais, fixando-se em 94,3 mil milhões de euros. O valor, referente ao total das vendas de produtos e prestação de serviços nas indústrias transformadoras, representa um ligeiro crescimento de 0,2% em relação a 2019, depois de uma variação de -10,6% em 2020, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE)

Os dados provisórios do Inquérito Anual à Produção Industrial, divulgados esta segunda-feira, demonstram que uma parte desta variação é justificada pelo efeito de aumento de preços, dado que o índice de preços na produção industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 8,7% em 2021.
 

 
A empresa portuguesa Carmo Wood anunciou esta segunda-feira, 4 de julho, o seu mais recente projeto com a construção dos escritórios flutuantes em madeira que vão acolher a sede da Carmo France Agriculture e da Carmo France Structure en Bois, em Bordéus, na zona dos “Bassins à Flot”.

Com um investimento de dois milhões de euros trata-se do primeiro edifício flutuante em território francês e que envolveu 14 empresas divididas entre Portugal e França. No total, são 600 m2 de escritórios flutuantes, assentes numa barcaça de 30 metros por 11 metros.
 

 
Os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 2,6% no segundo trimestre deste ano para 11,3 euros por m2, segundo o portal “Idealista”.

Por distrito, os preços registaram as maiores subidas em Faro (14,1%), Santarém (10,3%) e Leiria (9,8%). Já a Madeira registou uma subida de 10,1%.
 

 
A SAD do Sporting Clube de Portugal anunciou hoje a venda de João Palhinha para os ingleses do Fulham, clube que ganhou a promoção para a Premier League e treinado por Marco Silva.

“Em contrapartida da transferência, a Sporting SAD terá direito a receber o montante de 22 milhões de euros, dos quais 20 milhões de euros fixos e até dois milhões de euros de valor máximo variável em função de objetivos”, segundo comunicado da SAD leonina.
 

 
A página de Facebook do Governo Regional da Madeira foi alvo de ataque cibernético, confirmou o executivo madeirense.

“A situação está a ser acompanhada e resolvida pelos serviços competentes do Governo e já foi solicitada a cooperação e a intervenção urgente das instâncias judiciais e policiais, de modo a sanar o incidente o mais depressa possível”, diz o executivo madeirense.
 

 
A plataforma de finanças de impacto, GoParity, anunciou esta segunda-feira que investiu um milhão de euros em projetos de sustentabilidade só no mês de junho. Com esta soma e desde a sua criação, há cinco anos, a empresa já alocou mais de 15 milhões de euros às temáticas sustentáveis. “É ótimo, mas ainda há muito a fazer”, esclarece o CEO Nuno Brito Jorge.

Numa nota enviada ao JE, a empresa garante que junho foi “o seu melhor mês de sempre”, ao ter atingido o investimento milionário. O feito faz sombra, segundo a GoParity, ao ritmo a que estes investimentos se conseguiam somar.
 

 
O encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva – que defrontará o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais de 02 de outubro – realizou-se na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, e durou cerca de uma hora e 45 minutos.

“Falámos dos temas mundiais importantes, muito importantes, como é que o Presidente Lula via a questão da Ucrânia, a duração da guerra, os efeitos da guerra, o equilíbrio geopolítico, a situação económico-social”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no fim da reunião.
 

 
Entre os dois encontros, o Presidente da República deverá visitar uma exposição da artista portuguesa Gabriela Albergaria no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo.

Depois, está previsto que regresse a Portugal via Recife.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Brasil no sábado, para uma sessão comemorativa do centenário da travessia do Atlântico Sul, no Rio de Janeiro, e para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que tem Portugal como país homenageado.
 

 
Macau registou as duas primeiras mortes relacionadas com a Covid-19, desde o início da pandemia há mais de dois anos, indicaram as autoridades sanitárias em comunicado.

Duas mulheres, de 100 e de 94 anos, doentes crónicas, foram diagnosticadas “como casos positivos de covid-19”, sem manifestarem sintomas, de acordo com a mesma nota do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.
 

 
O comentador da SIC, Marques Mendes, considerou que o episódio entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro, Pedro Nuno Santos, relativamente ao aeroporto, é “invulgar” e que a manutenção de Pedro Nuno Santos no governo aconteceu por “calculismo e medo”.

Marques Mendes considerou que o episódio que levou a que o primeiro-ministro, António Costa, anulasse um despacho para o novo aeroporto, mostrou que por vezes o ministro, Pedro Nuno Santos, é “demasiado impulsivo e talvez um bocadinho imaturo”.

Recomendadas

Conselho de Arbitragem da FPF condena agressão a árbitro no Salgueiros-Marítimo ‘B’

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) condenou hoje a agressão ao árbitro João Loureiro por um jogador, que levou à interrupção do Salgueiros-Marítimo ‘B’, da série B do Campeonato de Portugal.

FC Porto vence Vizela e segura segundo lugar da Primeira Liga

O campeão em título FC Porto segurou hoje o segundo lugar da Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Vizela por 2-0, em encontro da 19ª jornada.

Benfica. André Almeida diz que maior mágoa foi não ter vencido Liga Europa

O futebolista André Almeida confessou hoje que a “maior mágoa” ao longo das quase 12 temporadas no Benfica foi não ter vencido a Liga Europa, em duas tentativas, e considerou o título nacional de 2013/14 “muito marcante”.
Comentários