[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 11 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
11 Julho 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/3ZktosSu9hRH6xRWrU2hOD?si=6X8RM5bKROasMNCvA1wajA
 
De acordo com a France-Presse (AFP), o porta-voz do tribunal de Barcelona confirmou que a ‘luz verde’ para a análise do corpo do antigo líder angolano foi concedida pelas autoridades na sexta-feira e que a autópsia já foi feita.

O ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu em 08 de julho, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento.
 
https://open.spotify.com/episode/2KcGEC1RD2n27zcxKpJyXD?si=vc4uAn29R4WsZ7e88XkOOA
 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao seu governo para considerar se ele tem autoridade para declarar uma emergência de saúde pública relacionada com aborto depois de o Supremo Tribunal ter revogado a decisão Roe vs. Wade que legalizou o procedimento médico no país.

Segundo a “Reuters”, as declarações de Biden aos jornalistas surgem depois de Biden ter assinado, na sexta-feira, uma ordem executiva para facilitar o acesso a serviços para interromper a gravidez, que orienta o departamento de saúde a expandir o acesso ao “aborto medicamentoso” e garantir que as mulheres tenham acesso a atendimento médico de emergência, serviços de planeamento familiar e contraceção. Também menciona a proteção de médicos, mulheres que viajam para fazer abortos e clínicas móveis de aborto nas fronteiras estaduais.
 
https://open.spotify.com/episode/7dkhe4XawSK0qtIg7mxFyX?si=gGKZmJHmQB65ZtZJnJ9kDA
 
A Deco Proteste possui uma linha de atendimento para consumidores que sejam afetados por cancelamentos ou atrasos de voos. A organização refere que o número de queixas sobre as companhias aéreas “está a aumentar consideravelmente” face ao contexto atual, e que a TAP surge como a empresa que gera mais queixas.

“Só nos primeiros oito dias de julho recebemos 108 queixas referentes a viagens aéreas, o que nos indica que irá superar a média de registos em meses anteriores. Entre a TAP, Ryanair e Easyjet, o balanço da Deco Proteste destaca a TAP como a empresa mais reclamada este ano, com o número de queixas a superar as 430. As outras duas companhias reportam 47 e 59 queixas respetivamente”, diz a coordenadora da aérea jurídica e económica da Deco Proteste, Sónia Covita.
 
https://open.spotify.com/episode/6qondQTv8311NDNZqjE6lU?si=0XhGV1qaR9iO0wZ9vA0t9Q
 
O Twitter vai entrar esta semana com um processo na justiça contra Elon Musk. A empresa contratou a sociedade de advogados Wachtell, Lipton, Rosen & Kat para processar o fundador da Tesla. O processo vai dar entrada num tribunal no estado do Delaware, na costa leste do país, segundo a “Bloomberg”.

Por sua vez, Elon Musk também já prepara a sua defesa tendo contratado a empresa Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan LLP, que já o representou num caso de difamação em 2019, tendo vencido, e o representa noutro processo em que acionistas da Tesla o processam depois de ter falhado obter o controlo da companha em 2018.
 
https://open.spotify.com/episode/6CZjEsXa64PrYqjUa7II1F?si=-iEehkjBQneFFLidFwN24g
 
A Assembleia Legislativa da Madeira vai debater a alteração feita ao Orçamento Regional, pelo executivo madeirense, a 20 de julho, definiu a conferência dos representantes dos partidos.

A alteração ao Orçamento Regional foi entregue pelo secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, a 7 de julho, ao presidente da Assembleia Regional da Madeira.
 
https://open.spotify.com/episode/4l6U4KIInehAjvHysC82cM?si=nReLLmOtQaSu_9ryNvDgUQ
 
O maior gasoduto a transportar gás natural da Rússia para a Alemanha vai suspender o seu fornecimento durante 10 dias. Mas a paragem temporária pode tornar-se definitiva, receiam governos, mercados e empresas.

O Nord Stream 1 transporta 55 mil milhões de metros cubicos (bcm) de gás natural da Rússia para a Alemanha, através do fundo do Mar Báltico.
 
https://open.spotify.com/episode/70ACNfdUbEe28iudgfdVph?si=adlukeTYRqSsh1fbgS1cjQ
 
A forma como as organizações estão a procurar potenciar o seu valor e eficiência operacional através da tecnologia, dados, processos inteligentes e talento vai ser o tema de destaque no Observatório “The value multiplier”, organizado em parceria pelo Jornal Económico e a Accenture, e que terá lugar no Pestana Palace Hotel no próximo dia 12 de julho.

O evento começa às 10h00 com as boas-vindas a serem dadas pelo diretor do Jornal Económico, Filipe Alves, a que se seguirá uma introdução sobre o tema em debate feito por Carla Baltazar, Managing Director responsável pela Accenture Operations em Portugal.
 
https://open.spotify.com/episode/4Xbs6vVMJWzONCiHdust9p?si=aaTqV6XQRTKk5JqhL8YaOA
 
A partir desta segunda-feira o preço máximo do combustível baixa pela segunda semana na Madeira, de acordo com despacho do executivo madeirense publicado em jornal oficial.

A gasolina passa dos 2,008 para os 1,994 euros por litro, enquanto que o gasóleo passa dos 1,918 para os 1,858 euros por litro.
 
https://open.spotify.com/episode/7KTtmGio4cCBUpLwhyr1HN?si=l1o84zIkTBaUWoTRyO9V1g
 
Portugal continental entrou hoje em situação de contingência até às 23h59 horas do dia 15 de julho.

Os incêndios que lavram em Portugal continental desde quinta-feira obrigaram a evacuar pelo menos nove aldeias e já terão consumido cerca de 2.500 hectares, disse ontem o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil.
 
https://open.spotify.com/episode/2SYIUmNCbS3srHnbzp0PQd?si=_FO_JVG9TxGSb8RjAh_KUQ
 
Luís Marques Mendes disse hoje que o primeiro-ministro pode sair para um cargo europeu daqui a dois anos, provocando eleições antecipadas no país. “Ainda estamos longe do ano mais crítico: 2024.

Tudo é possível nesse ano. É possível que tudo continue na mesma. Mas também é possível que o primeiro-ministro saia para Bruxelas e haja eleições antecipadas”, escreveu o antigo líder do PSD no seu artigo de opinião semanal no “Negócios”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.