[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 8 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
8 Agosto 2022, 16h45

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/5fzAnJnlAKBob8r6eWjqgV?si=x_tHlIuFTxisl2KObVLYuw
 
Segundo o banco, que detém o BPI, o número de ações adquiridas através de um programa de recompra é agora de 350.681.692, representando 1.107.782.488 euros, o equivalente a 61,5% do total previsto.

O objetivo do programa, gerido pela Morgan Stanley Europe, é reduzir o capital social do CaixaBank através da amortização das ações próprias adquiridas, de modo a contribuir para uma maior geração de capital.
 
https://open.spotify.com/episode/3aBgVnI584zg0HZNUNDlK8?si=e5X6olWrQ-WtTaaDIKjsnQ
 
O ano de 2021 foi sinónimo de recuperação no que diz respeito às exportações de serviços pelos Estados-membros da União Europeia (UE) para países fora do bloco comunitário. De acordo com a nota publicada esta segunda-feira pelo Eurostat, estas exportações atingiram 1.027 mil milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior.

Também as importações de serviços aumentaram, em termos homólogos, na UE, mas a variação registada neste caso foi mais modesta: 2%. Resultado? O saldo atingiu 133 mil milhões de euros, valor próximo do máximo, que foi registado em 2018.
 
https://open.spotify.com/episode/7bHxRov6qtaPtQa3Tyum5L?si=acHQaJn6RdCfyGMtvZ8Dlw
 
Diplomatas envolvidos nas negociações sobre o programa nuclear iraniano disseram no domingo estarem otimistas sobre a possibilidade de chegar a um acordo para impor limites ao enriquecimento de urânio por parte de Teerão.

“Estamos a cinco minutos ou cinco segundos da linha de chegada”, disse o embaixador russo Mikhail Ulyanov aos jornalistas no exterior do Palais Coburg, em Viena, quatro dias após o início das negociações.
 
https://open.spotify.com/episode/1t8X9SBojmBPUCtpPf6ruQ?si=jD78eI1oTFuqmf3gI7TqcA
 
O Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja reabriu hoje, às 08:00, depois de ter estado encerrado desde as 08:00 de domingo, devido à falta de médicos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) indicou que o serviço, incluindo o internamento, as urgências e o bloco de partos, está a funcionar com normalidade, após a reabertura.
 
https://open.spotify.com/episode/0Ha3vjA0gQa9A8DgY4DAdl?si=VW7s_K46TNmga6NBDOwW_Q
 
As escolas portuguesas vão iniciar o ano letivo de 2022/2023 sem quaisquer “medidas específicas para as escolas” no âmbito do combate à pandemia, como havia sido feito nos dois anos passados, confirmou o “Público” junto do Ministério da Educação (ME).

“No contexto atual, a abordagem aos casos de suspeita ou confirmação de infeção por SARS-CoV-2 é implementado através das medidas e ações constantes na Norma 004/2020, cuja última atualização data de 06/07/2022. Deste modo, não existem medidas específicas para as escolas, e de acordo com as orientações da DGS, compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção da infeção, na perspetiva de saúde pública”, consta da resposta escrita enviada pela tutela à mesma publicação.
 
https://open.spotify.com/episode/2wCqL6jruRrBm4oSk1L69t?si=GWAXUUo9TfCdHoA0wNmIUQ
 
O secretário-geral da ONU apelidou hoje qualquer ataque a centrais nucleares como “suicida” e pediu a suspensão das operações militares junto de Zaporijia e a abertura da central ucraniana à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Numa conferência de imprensa em Tóquio, António Guterres sublinhou que “qualquer ataque a centrais nucleares é algo suicida”.
 
https://open.spotify.com/episode/1gGkqb0k6MFUiW7V84O9ua?si=Nb7H5gLvQzeqpPEoKArPcg
 
O preço máximo do combustível baixa a partir desta segunda-feira, na Madeira, pela sexta semana, de acordo com despacho do executivo madeirense publicado em jornal oficial.

A gasolina passa dos 1,841 para os 1,835 euros por litro, e o gasóleo passa dos 1,748 para os 1,721 euros por litro.
 
https://open.spotify.com/episode/0qmvXVooZv0cSUsT3jV3IT?si=dLWP6cb0TV2PvFjOk0Eftw
 
Os problemas informáticos que se registaram, nas últimas semanas, nos serviços da Autoridade Tributária (AT) já estão solucionados, mas os trabalhadores têm sido alvo “praticamente todos os dias” de “maus tratos e injúrias” por pessoas que, por causa destas falhas, não conseguiram ser atendidas “no tempo que gostariam”.

A denúncia é feita por Ana Gamboa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), em entrevista ao Jornal Económico.
 
https://open.spotify.com/episode/2V93z6k5so03GaRgDnnNay?si=8a8qm5hHS1yAunqxN8WbLg
 
Pode-se dizer que não falta açúcar nas contas da Mars, que depois de uma pandemia com efeitos negativos na faturação, inverteu a tendência de queda e no ano passado superou a gigante Coca-Cola, ao aumentar em 50% as vendas para aproximadamente 45 mil milhões de dólares (44,3 mil milhões de euros).

A proprietária de marcas de chocolate, guloseimas e comida para animais espera que as receitas em Portugal superem até os níveis-pandemia – e tudo por causa dos amigos de quatro patas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.