JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 26 de abril

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Kiev está a preparar acusações de crimes de guerra contra três pilotos russos que terão bombardeado edifícios civis nas regiões de Kharkiv e Sumy e a pelo menos sete militares russos, de acordo com informação revelada pelo gabinete do procurador-geral ucraniano à “Reuters”.

A mesma entidade avançou ainda que dois operadores de um lançador de foguetes que terão levado a cabo ataques na região de Kharkiv, bem como dois militares suspeitos de assassinar um residente da região de Kiev e de violar a sua esposa, estão a ser investigados.
 

 
A Comissão Europeia deu ‘luz verde’ à proposta de Portugal e Espanha para limitar o preço do gás natural de forma a controlar uma escalada nos preços da eletricidade. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro do Ambiente Duarte Cordeiro e a homóloga espanhola Teresa Ribera, não avançando datas para quando a medida entrará em vigor.

A proposta, votada em março durante o Conselho Europeu, visa limitar o preço do gás na Península Ibérica de forma a travar o aumento sustentado do preço da eletricidade no mercado grossista.
 

 
A empresa responsável pelo megacentro de dados SINES 4.0 iniciou hoje a construção do primeiro dos nove edifícios do futuro campus, localizado em Sines (Setúbal), cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Em comunicado, a empresa Start Campus revelou que o edifício NEST – New & Emerging Sustainable Technologies, que corresponde à primeira fase do projeto, terá “uma capacidade de 15 MW [megawatts]” e “representa um investimento de 130 milhões de euros”.
 

 
A Suécia e a Finlândia concordaram esta terça-feira em enviar pedidos, simultaneamente, de adesão à NATO. Está previsto que as candidaturas cheguem ao conselho de segurança da organização durante maio, avança o “The Guardian”.

O diário finlandês “Iltalehti” disse na segunda-feira que Estocolmo “sugeriu que os dois países indicassem a sua vontade de aderir” no mesmo dia, e que Helsínquia concordou “desde que o governo sueco tenha tomado a sua decisão”.
 

 
Os piores medos dos trabalhadores do Twitter acabaram mesmo por se realizar, mas Jack Dorsey parece estar satisfeito com o negócio realizado com Elon Musk, embora tenha abandonado a empresa no ano passado.

De acordo com o “Business Insider”, o co-fundador do Twitter manifestou o seu apoio ao fundador da Tesla na própria rede social, depois da compra do Twitter ser anunciada por 44 mil milhões de dólares (41,2 mil milhões de euros). Dorsey considerou que o homem mais rico do mundo é a “solução singular” para a liderança da empresa.
 

 
O antigo presidente do SL Benfica considera que Rui Costa não teve influência na conquista da UEFA Youth League pelo Benfica e defende um treinador português para o clube das águias.

“Neste momento o Benfica tem uma situação privilegiada de manter a formação toda. Todo o património está pago e o Benfica tem de estar ligado à sua formação. Não é dizer que ‘com a formação não ganhamos nada’. Ou aposta ou não aposta. O Benfica se tiver de vender alguém não será da formação, serão outros. Uma parte deles merece chegar à primeira equipa do Benfica. Não está tempo para avalanches financeiras. Se Rui Costa tem mérito por esta conquista? Mérito é só dos treinadores e dos jogadores. Que eu saiba, a influência do Rui no Seixal não tem sido praticamente existente ao longo dos anos”, disse Luís Filipe Vieira em declarações à “CMTV”, citadas pelo “Record”.
 

 
O ministro das Finanças, Fernando Medina, estreia-se hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, inaugurando as audições prévias sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), que será votado na generalidade esta semana, no parlamento.

Fernando Medina será ouvido hoje às 15:00 pelos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças sobre a proposta do OE2022, naquela que é a sua primeira audição desde que tomou posse.
 

 
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) desloca-se hoje a Moscovo para se reunir com Vladimir Putin, revela a “BBC”.

As conversações vão ter como foco a invasão russa da Ucrânia e, em particular, a situação em Mariupol, a cidade cercada que a Rússia garante já ter conquistado, apesar de terem falhado o domínio da siderurgia Azovstal, onde ainda resistem forças ucranianas.
 

 
A reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras só produzirá efeitos quando entrar em vigor o decreto que criará a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), entidade que ficará com as competências de natureza administrativa do SEF.

Na proposta de lei, que vai a debate em plenário na próxima quarta-feira, com pedido de prioridade e urgência, o Governo retira o prazo de 180 dias que tinha dado para criar a APMA, ficando agora sem data prevista.
 

 
Elon Musk comprou a rede social Twitter por 41 mil milhões de euros. O milionário conseguiu convencer o conselho de administração da empresa a aceitar a sua oferta de 54,20 dólares (50,41 euros) por cada ação, avança a agência “Reuters” esta segunda-feira, 25 de abril.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC na sigla inglesa), dos 41 mil milhões de euros, 23 mil milhões correspondem a empréstimos feitos ao dono da Tesla, enquanto perto de 20 mil milhões são provenientes de bens pessoais do próprio Elon Musk.

Recomendadas

Venda do Chelsea deve estar concluída na segunda-feira

O Chelsea confirmou este sábado que chegou a um acordo definitivo para vender o clube inglês de futebol ao consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly. A expectativa é que a transação fique concluída na segunda-feira.

Real Madrid e Liverpool. Quem leva a melhor no duelo dos números?

Duas das seis equipas mais valiosas do mundo vão defrontar-se amanhã, na final da Liga dos Campeões. Dentro de campo, não sabemos quem vence, mas fomos analisar os números fora dele.

Final da Liga dos Campeões: mais de metade dos apostadores acredita na vitória do Liverpool

A Solverde.pt divulgou as previsões que faz para a partida, enquanto a Betano deu a conhecer as tendências de apostas dos seus jogadores.
Comentários