[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
9 Agosto 2022, 16h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/521UP70eszaZ4B8B29xKxQ?si=HoqBVLXYTuGZtf0SehN_Dw
 
O Bloco de Esquerda (BE) criticou, esta terça-feira, a contratação de Sérgio Figueiredo para ser consultor de Fernando Medina, ministro das Finanças, para as políticas públicas.

“A contratação de Sérgio Figueiredo é criticável em vários aspetos. Começa por ser uma desvalorização das competências da administração pública que nunca é chamada para fazer a avaliação das políticas públicas, das carreiras dos trabalhadores do Estado, em que é sempre a proximidade ao Governo que é valorizada e não a idoneidade ou a competência”, considerou o presidente do grupo parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, em declarações ao esquerda.net.
 
https://open.spotify.com/episode/2S40M4Lp79UHj8ZRkwbhO1?si=KyqTXLIiS4CqWPcKUV1dRQ
 
Marcelo Rebelo de Sousa deu ‘luz verde’ ao diploma do Governo que estabelece as regras do Orçamento do Estado para 2022.

“O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece as regras de execução do Orçamento do Estado para 2022”, foi anunciado ao final desta manhã na página oficial da Presidência.
 
https://open.spotify.com/episode/7MB9zNxOUhfmu46OqObs4C?si=qc-ApMo6QSi93l3iWu8J-Q
 
Os serviços secretos da Ucrânia anunciaram hoje a detenção de supostos espiões russos, por suspeita de prepararem um ataque contra o ministro da Defesa, Oleksij Resnikov, e o chefe da secreta militar, Kyrilo Budanov.

“Assassinos de unidades especiais russas que planeavam ataques foram presos”, disse o serviço secreto ucraniano SBU, na plataforma Telegram.
 
https://open.spotify.com/episode/4m60nVM1GBZRI21SPsRdYg?si=Z0fL1NIJR6WJJqGe6D9otw
 
A Polícia Judiciária com o apoio da Marinha e da Força Aérea, localizou e intecetou, em algo mar, nos Açores, um catamarã que transportava 1.047 embalagens de cocaína com um peso total aproximado de 1.150 quilos.

“Na sequência da apreensão da cocaína, procedeu-se à detenção, em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes, dos dois tripulantes, ambos estrangeiros, suspeitando-se fortemente que os mesmos integrem uma organização criminosa transnacional, que se dedica à introdução daquele tipo de droga no continente europeu”, refere a força de segurança.
 
https://open.spotify.com/episode/5D7doHWfv6NGZQcpR06Wpw?si=TAizYfm2QiukyjWF1aji6A
 
A Rússia vai colocar hoje em órbita um satélite de observação iraniano, que fontes militares ocidentais disseram poder ser utilizado pelo Kremlin para apoiar a invasão da Ucrânia, uma acusação negada pelo Irão.

O lançamento do satélite Khayyam, através de um foguete Soyuz, está programado a partir da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, às 10:52 (06:52 em Lisboa), segundo a agência espacial russa, Roscosmos.
 
https://open.spotify.com/episode/4tDJDQhPJFHC9X1yqcVzA9?si=s-0eIkhVRZaoUab8OunZzw
 
O presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves, acusou o executivo madeirense de insistir nas mesmas políticas erradas do passado e de empobrecer a Madeira.

Durante a primeira reunião da nova Comissão Política Concelhia do PS São Vicente, liderada por Sara Silva, o presidente do PS Madeira criticou o Governo da Madeira, que resulta de uma coligação entre PSD e CDS-PP, por “insistir nas mesmas políticas erradas do passado” que levaram a região ao pior lugar do país no índice de risco de pobreza e exclusão social e com o menor poder de compra.
 
https://open.spotify.com/episode/465prh7Thqz4MFjViNKlOh?si=wM2cNnHwT8KNHCCS5fPalQ
 
O enviado da ONU para o Médio Oriente, Tor Wennesland, alertou hoje que o cessar-fogo alcançado entre Israel e a Jihad Islâmica Palestiniana (JIP) “é frágil” e que a retoma das hostilidades pode ter “consequências devastadoras”.

Tor Wennesland falava por videoconferência durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, para analisar a situação em Gaza após três dias de escalada de violência, que resultaram em quase 50 palestinianos mortos e centenas de feridos.
 
https://open.spotify.com/episode/2F3qgS4fO2pp5doPePOwxM?si=vhlmPxbXQXOW7hM7I2HTnQ
 
“Os russos perderam provavelmente 70.000 ou 80.000 soldados em menos de seis meses”, disse Kahl, secretário-adjunto da Defesa para a a Política, aos jornalistas, observando que o número inclui mortos e feridos.

As forças russas também perderam “3.000 ou 4.000” veículos blindados, e podem ter falta de mísseis guiados de precisão, incluindo mísseis ar-terra e mar-terra, acrescentou.
 
https://open.spotify.com/episode/5LRFoh6uKUCXuw8ELFssJS?si=Mn1Bu6xxRH2RJaJgn1mB4Q
 
O novo conselho de administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa tomou posse no início deste mês. O ex-deputado social-democrata Carlos Silva assumiu o cargo de presidente da instituição, após a proposta da Câmara Municipal de Lisboa, e Francisca Ramalhosa e Ana Raimundo ocuparam os lugares de vogais.

O nome dos novos administradores da EMEL surgem depois de, em junho, o então presidente do conselho de administração da EMEL, Luís Natal Marques, e o vogal Nuno Pina ter pedido a demissão “por novos desafios profissionais”. No final do mês seguinte, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, aceitou as renúncias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.