[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 16 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.
16 Agosto 2022, 16h40

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6gwtqT5dfNJ8YXbmIbB0tv?si=AuBBskDwSQqEyIaBhSv3Lw
 
Pelas 08:30, pilotos, tripulantes de cabine e técnicos de manutenção de aeronaves, maioritariamente fardados ou vestidos de preto e branco, começaram a concentrar-se na praça do Campo Pequeno, de onde seguiram em silêncio para o Ministério liderado por Pedro Nuno Santos, que fica próximo do local, onde vão entregar uma carta.

Entre os cartazes levados pelos trabalhadores leem-se frases como “se agora contratam a peso de ouro, porque é que despediram?”, ou “os despedimentos na TAP saem caros a todos”.
 
https://open.spotify.com/episode/6VttwaiDeq8vHW82NcpqYM?si=3Di-zqcqSWuZmoA2NkLZLw
 
Matheus Nunes poderá rumar para o Wolverhampton por 45 milhões de euros, revela o “Record”. A transferência poderá atingir um total de 50 milhões, mediante o cumprimento de objetivos.

O médio internacional português aceitou rumar ao clube treinado por Bruno Lage, depois de inicialmente ter rejeitado rumar a Wolverhampton por não poder disputar a ‘Champions’. O ex-treinador do Benfica insistiu na contratação do médio leonino.
 
https://open.spotify.com/episode/1r3OVRHCSR0YdufEcBuwsS?si=-iQIa6yzQhehOEN20Y5Etw
 
O Irão respondeu à proposta apresentada pela União Europeia (UE) para salvar o pacto nuclear, noticiaram hoje os ‘media’ iranianos.

“O Irão enviou a resposta ao alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell”, informou a agência noticiosa iraniana Mehr, avançando que Teerão “expressou os seus pontos de vista sobre as questões que ainda estão por resolver nas conversações”.
 
https://open.spotify.com/episode/6V89HEFpVNZGmvpRkrFliR?si=Qa9fMQ8oQvKzHCv1DcDJGw
 
Os donos da mina de Neves-Corvo estão a avaliar a venda da mina portuguesa de cobre e zinco, revela a “Bloomberg”. Localizada em Santa Bárbara dos Padrões, no concelho de Castro Verde, distrito de Beja, está avaliada em mil milhões de euros.

A sociedade portuguesa da mina – a Somincor – é uma das 10 maiores exportadoras nacionais e emprega mais de 600 trabalhadores.
 
https://open.spotify.com/episode/1unoS0L63V0WzD3OmxLDzJ?si=_LHuHZLmSMCgXy6czGl-mw
 
Três sindicatos do sector da aviação convocaram para hoje uma “marcha silenciosa” para “continuar a chamar a atenção de todos” para a situação que, “infelizmente, hoje se vive na TAP Air Portugal”.

Na sexta-feira, as direções do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) anunciaram o protesto, que junta “pela primeira vez na história da aviação nacional, pilotos, pessoal de cabine e técnicos de manutenção”.
 
https://open.spotify.com/episode/5rVxrsf06gi8BlrPRS9ofn?si=xvKSd1flQVa4l09-fNxBHQ
 
O gás de garrafa vai passar a ter preços limitados a partir desta terça-feira, 16 de agosto. A medida vigora até 31 de outubro, “podendo tal prazo ser prorrogado caso a situação assim o justifique”, segundo o Governo.

“Atenta a proposta entretanto recebida da ERSE e o respetivo parecer emitido pela Autoridade da Concorrência, bem com os seus fundamentos, por razões de interesse público e por forma a assegurar o regular funcionamento do mercado e a proteção dos consumidores, procede -se ao estabelecimento, por período temporal limitado, das margens máximas e respetivo preço de venda ao público do GPL engarrafado”, de acordo com a portaria conjunta dos ministérios da Economia e Mar e Ambiente e Ação Climática publicada na sexta-feira passada em DRE.
 
https://open.spotify.com/episode/0dX55XfEj8fEC6cHn7kDH7?si=y8IaxqcsSZas0JiOyFqa6w
 
O Presidente russo, Vladimir Putin, elogiou esta segunda-feira junto de países aliados o armamento de fabrico russo, alegando que foi utilizado “em condições reais de combate”.

“A Rússia está disposta a oferecer aos seus aliados e parceiros o armamento mais moderno, desde armas de fogo até artilharia, blindados, aviação de combate e drones”, disse Putin ao inaugurar um salão internacional de armamento, o “Armia-2022”, que decorre na região de Moscovo.
 
https://open.spotify.com/episode/0aPjnDOaEGYjSJEzqWexEq?si=a7abqN83QUWUmoJOt9iQmA
 
Uma nova geração da vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19, visando a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 foi aprovada no Reino Unido, anunciou esta segunda-feira a entidade reguladora britânica para os medicamentos.

Esta versão da vacina, a primeira no mundo, consiste numa dose de reforço, visando metade a variante original do vírus e metade a variante Ómicron.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.