[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 30 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.
30 Maio 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Os preços das casas para venda no Porto fixaram-se nos 13,7% no primeiro trimestre de 2023, o que significou uma desaceleração de 3,2 pontos percentuais (p.p.) face à variação homóloga de 16,9% verificada no último trimestre do ano passado.

Segundo os dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário divulgados esta terça-feira, 30 de maio, apesar de manter um ritmo de subida superior ao de Lisboa, onde a variação homóloga no primeiro trimestre de 2023 foi de 7,7%, “o Porto contraria a tendência observada quer na capital quer a nível nacional, onde este período inicial de 2023 inverteu a trajetória de desaceleração da última metade do ano passado”.
 

 
Os funcionários públicos que tenham visto as suas carreiras congeladas entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2017 vão ter direito a progredir de forma mais célere, o que significa que os seus salários vão engordar mais cedo do que em circunstâncias normais. De acordo com o projeto de decreto-lei que o Governo vai apresentar e discutir esta quarta-feira com os sindicatos, ao qual o Jornal Económico teve acesso, em vez dos tradicionais dez pontos, esses trabalhadores precisarão somente de seis para avançar na carreira.

O diploma que cria “um regime especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores com vínculo de emprego público” começa por explicar que se dirige somente aos funcionários públicos que reúnam três grandes condições.
 

 
Os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF, em inglês) deverão tornar-se numa realidade nesta indústria nos próximos anos e na maior companhia aérea nacional, disse hoje o ministro das Infraestruturas.

“Queremos colocar o nosso país na pole position dos combustíveis sustentáveis para a aviação. Existem projetos interessantes para produzir SAF no nosso território”, começou por dizer hoje João Galamba na Lisbon Energy Summit que decorre esta semana na capital.
 

 
O ministro da Economia, António Costa Silva, garantiu em entrevista ao “El Mundo”, esta terça-feira, que o Governo português está focado em baixar impostos. O titular da pasta da economia reforçou nesta entrevista que a redução dos impostos “liberta potencial de crescimento”.

De resto, esta não é a primeira vez que o ministro da Economia expressa esta ideia de uma descida de impostos, uma posição que lhe valeu até críticas dentro do próprio Ministério que lidera e que culminou com a saída de dois secretários de Estado.
 

 
O presidente do PSD, Luís Montenegro, excluiu a possibilidade de se demitir caso perca as eleições europeias que vão decorrer em 2024, de acordo com a ideia expressa na entrevista à RTP esta segunda-feira.

“Um insucesso eleitoral não conduz necessariamente à minha saída do PSD desde que a avaliação conclua que estamos no bom caminho para sermos Governo”, disse Montenegro em entrevista à RTP.
 

 
O apoio à renda através do novo Porta 65+ vai ter um valor mensal a oscilar entre um mínimo de 50 euros e um máximo de 200 euros, sendo atribuído por períodos de um ano até cinco anos.

Estas regras constam do decreto-lei publicado esta segunda-feira e que integra medidas do programa Mais Habitação, como o arrendar para subarrendar ou o alargamento do programa de apoio às rendas Porta 65 que na versão 65+ passa a abranger inquilinos independentemente da idade.
 

 
O programa Regressar visa incentivar os emigrantes a voltar a Portugal e ajudar a crescer a economia portuguesa. Nos últimos quatro anos, regressaram quase 18 mil pessoas a Portugal com o apoio deste programa governamental, revela o “Jornal de Notícias”.

Destes, mais de metade abandonou o seu país entre 2011 e 2015, anos marcados pela intervenção da troika em Portugal e que aumentou o custo de vida a muitos portugueses que escolheram ir trabalhar para fora. No entanto, o regresso a Portugal só é possível desde a pandemia, uma vez que, de acordo com o diário portuense, muitos chegam para trabalhar à distância para empresas espalhadas pelo mundo.
 

 
O ex-secretário de Estado do Tesouro Miguel Cruz vai ser hoje ouvido na comissão de inquérito à TAP, constituída após a polémica indemnização a Alexandra Reis, sobre a tutela política da gestão da companhia aérea.

Miguel Cruz foi secretário de Estado do Tesouro, com a tutela financeira da TAP, entre junho de 2020 e março de 2022, cargo que assumiu após deixar a presidência da Parpública, sociedade gestora de participações sociais do Estado como, por exemplo, na companhia aérea.
 

 
O apoio às rendas para habitação própria e permanente vai começar a ser pago esta terça-feira e deverá chegar a 35 mil famílias portuguesas.

O pagamento destes subsídios ronda uma média de 87 euros mensais e terão efeitos retroativos desde janeiro, devendo abranger um total de 150 mil agregados.
 

 
A empresa portuguesa OLI abriu esta segunda-feira portas à décima ampliação do seu complexo industrial, em Aveiro. O novo edifício ocupa uma área superior a oito mil metros quadrados e resulta de um investimento de 12 milhões de euros.

O objetivo é reduzir a emissão de CO2 em cerca de 300 toneladas por ano, recorrendo à instalação de quase quatro mil painéis solares fotovoltaicos, que cobrem parte das fachadas e coberturas do complexo. A potência global estimada é cerca de 1.560 quilowatts/pico (kWp).
 

 
A equipa de gestão da Cofina Media, empresa proprietária do “Correio da Manhã”, da CMTV, do “Jornal de Negócios”, do “Record” e da “Sábado”, entre outras marcas, está a estudar a possibilidade de realizar um management buyout (MBO) sobre a totalidade do capital do grupo, apurou o Jornal Económico.

O MBO será liderado por Luís Santana (na foto), administrador executivo da Cofina Media, juntamente com a sua equipa mais próxima, tanto na área editorial como comercial e financeira, sabe o Jornal Económico. A concretizar-se a operação, o grupo de comunicação social passará a ser detido pelos seus principais quadros, num aparente regresso às origens, nomeadamente à fundação do “Correio da Manhã” por Vítor Direito e Carlos Barbosa, em 1979.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.