[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 1 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
  • Margarida Grossinho
1 Junho 2023, 17h27

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Os preços das casas para arrendamento em Portugal registaram um aumento de 26% nos últimos doze meses, de acordo com os dados do índice de preços do idealista divulgados esta quinta-feira, 1 de junho.

Em maio o valor das casas para arrendar subiu 1,9% face ao mês anterior, com o preço a fixar-se nos 14,1 euros/m2, tendo a variação trimestral registado um crescimento de 5,3%.
 

 
A dívida pública aumentou para 280 mil milhões de euros em abril, depois de ter sofrido um acréscimo de 0,7 mil milhões de euros no quarto mês deste ano, de acordo com a informação transmitida esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A subida deveu-se ao crescimento das responsabilidades em depósitos – mais precisamente, 1,1 mil milhões de euros – com as emissões de certificados de aforro, que atingiram os 1,7 mil milhões de euros, segundo o supervisor da banca nacional. Por outro lado, houve amortizações líquidas de títulos de dívida de longo prazo (-0,3 mil milhões de euros) e de empréstimos (-0,1 mil milhões de euros).
 

 
Morreu o empresário Manuel Fino, esta manhã no Hospital CUF em Cascais, apurou o Jornal Económico. O empresário que tinha a Investifino ficou conhecido por ter sido acionista do BCP, da Soares da Costa e da Cimpor. O empresário tinha 98 anos.

A sua intervenção na guerra de poder do BCP custou-lhe a insolvência, porque adquiriu as ações do banco com o financiamento da CGD. Foi o “investimento no BCP”, em 2007, que levou o grupo do empresário Manuel Fino à falência.
 

 
A taxa de desemprego registada em Portugal recuou em abril, mas manteve-se acima da média tanto da zona euro, como da União Europeia (UE). E de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat, a taxa lusa foi mesmo a sétima mais elevada entre os vários países europeus.

“Em abril de 2023, a taxa de desemprego na zona euro foi de 6,5%, abaixo dos 6,6% registados em março de 2023 e dos 6,7% verificados em abril de 2022. A taxa de desemprego na UE situou-se em 6% em abril de 2023, estável face a março de 2023 e abaixo dos 6,1% registados em abril de 2022”, adianta o gabinete de estatísticas esta manhã.
 

 
A câmara baixa do parlamento dos Estados Unidos aprovou, na quarta-feira, um projeto de lei que suspende o teto da dívida pública do país até 2025, afastando assim o risco de um possível incumprimento.

A proposta recebeu 314 votos a favor e 117 contra na Câmara dos Representantes, dominada pelos republicanos, apesar da oposição de vários conservadores, que consideram que a iniciativa não faz o suficiente para limitar a despesa pública.
 

 
O primeiro-ministro afirma que a ação do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas não envolveu qualquer autorização sua nem resultou de sugestão do seu secretário de Estado Adjunto, Mendonça Mendes.

Estas afirmações constam das respostas de António Costa, a que a agência Lusa teve acesso, a um requerimento do PSD com quinze perguntas sobre a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) para a recuperação do portátil levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na noite de 26 de abril.
 

 
A reprivatização de 71,73% da Efacec Power Solutions conhece hoje o seu desfecho depois de na semana passada, por atraso dos assessores da Parpública, ter sido adiado para esta semana.

O Jornal Económico sabe que o fundo Mutares está na pole position para ganhar a corrida e deverá ser o vencedor.
 

 
O turismo da Madeira atingiu um máximo nas dormidas em abril, com 923,4 mil, ultrapassando pela primeira vez as 900 mil, uma subida de 11,6% face ao período homólogo, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

Em abril contabilizaram-se 188,8 mil hóspedes, um crescimento de 10,9% face ao ano anterior.
 

 
Os franceses da Voltalia têm um projeto de produção de energia solar no valor de 50 milhões de euros na margem sul do Tejo.

O complexo Garrido conta com um total de cinco centrais solares: Alcochete, Antuzede, Pinhal Novo, Vale Serrão e Oliveira de Frades numa potência total de 50,6 megawatts (MW).
 

 
“O Ministério da Saúde agradece a Rui Portugal toda a dedicação à causa da saúde pública, designadamente durante o exigente período da pandemia”, adiantou o gabinete do ministro Manuel Pizarro, sem adiantar as razões da demissão.

Licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa em 1987, Rui Portugal é também especialista em saúde pública e foi coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.