[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 6 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.
6 Junho 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Iberdrola inaugurou mais duas centrais solares em Portugal. As centrais de Alcochete I e II com 46 megawatts (MW) de potência conjunta estão em funcionamento desde o mês de maio.

Estas centrais pertencem ao lote conquistado pela elétrica espanhola no leilão de 2019. A Iberdrola foi uma das grandes vencedoras deste procedimento ao conquistar sete lotes, com a outra a ser a francesa Akuo que conquistou mais potência (370 megawatts).
 

 
A greve nacional dos professores assim como “duas grandes manifestações” marcadas para Lisboa e Porto, em que os docentes exigem a recuperação do tempo de serviço, estão a decorrer esta terça-feira. As associações contactadas pelo Jornal Económico (JE) falam numa grande adesão ao evento.

“Pelo que falei com alguns diretores parece ter uma grande adesão por parte dos professores porque foi uma greve programada atempadamente. É uma greve realizada num dia simbólico: dia 6 do mês 6 do ano de 2023, que foram os tais seis anos, seis meses e 23 dias que os professores congelaram e até ao momento não conseguiram recuperar”, explicou ao JE, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep).
 

 
O SL Benfica foi a sexta marca futebolística que mais cresceu em 2023 a nível mundial, de acordo com informação avançada esta segunda-feira pelo estudo “Brand Finance Football 2023”.

Desta forma, o clube da Luz integra o restrito grupo das marcas do futebol que mais cresceram em 2023, juntamente com emblemas como o Manchester City, AC Milan, Nápoles, Marselha e AS Roma.
 

 
A Finerge vai construir quatro centrais eólicas em Espanha num investimento total de 131 milhões de euros. Localizadas na comunidade autónoma de Navarra, as centrais vão ter um total de 71 megawatts (MW) e deverão entrar em operação no final deste ano.

A energética portuguesa já conta com um total de sete centrais eólicas e seis solares, num total de 250 MW, no país vizinho em cinco províncias (Tarragona, Ávila, Salamanca, Sevilha e Huelva).
 

 
A decisão do Conselho Nacional de Segurança do Ciberespaço, na deliberação de 23 de maio, de exclusão das redes 5G nacionais de quaisquer empresas sediadas em países que não façam parte da União Europeia, da NATO ou da OCDE, que na prática resulta e foi amplamente considerado como um bloqueio à tecnológica Huawei, pode originar retaliação por parte das autoridades chinesas, alerta esta segunda-feira a Câmara Luso-China.

O JE apurou, tal como publicado em primeira mão na passada sexta-feira, que a Huawei está a avaliar todas as possibilidades do ponto de vista jurídico e não exclui dar entrada com uma providência cautelar e uma ação judicial contra o Estado, com um pedido de indemnização que poderá superar a fasquia dos mil milhões de euros.
 

 
A International Airlines Group (IAG), empresa-mãe da Iberia, admite concorrer à privatização da TAP, paralelamente ao processo de compra da Air Europa, caso as condições definidas pelo Governo português o permitam e façam sentido para a empresa.

“Vamos ver o que o Governo português pondera neste processo e analisar se é interessante para a IAG”, indicou o seu presidente executivo, Luis Gallego, em declarações à agência EFE.
 

 
Os portugueses retiraram em média 67 milhões de euros dos bancos por dia entre janeiro e abril, avança esta terça-feira o “Jornal de Notícias” com base nos valores revelados pelo Banco de Portugal.

O regulador avançou no início desta semana que o stock de depósitos dos bancos que operam em Portugal sofreu uma diminuição de oito mil milhões de euros desde o início do ano, o que perfaz assim o valor médio de 67 milhões de euros por dia.
 

 
A cidade de Lisboa é considerada a 39ª mais cara da Europa para os expatriados, de acordo com a conclusão do estudo “Custo de Vida 2023”, divulgado pela consultora Mercer esta terça-feira, 6 de junho.

A nível mundial a capital portuguesa ocupa a 117ª posição, caíndo oito lugares em relação ao ano passado.
 

 
Os bloquistas citam dados do Banco de Portugal para salientar que Portugal é “o segundo país da Europa com juros mais baixos nos depósitos bancários, longe dos 2,77% que já oferecia França”, e que as taxas de juro dos novos depósitos a prazo estavam em 0,9% em Portugal.

“Temos, portanto, uma banca que lucra dez milhões de euros por dia, que cobra juros às pessoas que pagam crédito à habitação, com taxas de juros varáveis a subirem de mês para mês, mas que não quer remunerar a poupança dessas mesmas pessoas”, critica o BE, considerando que são estes dados que ajudam a explicar a fuga dos depósitos bancári

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.