[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 25 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
  • José Luís Carneiro, Ministério da Administração Interna. Foto: Lusa
25 Maio 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O mecanismo de voto antecipado vai ser reeditado em 2024, no âmbito das eleições para o Parlamento Europeu e o principal objetivo é o de combater a elevada abstenção registada nas eleições europeias de 2019, de acordo com as palavras do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esta quinta-feira, na sequência do Conselho de Ministros.

O membro do Governo anunciou a desmaterialização dos cadernos eleitorais, que permitirá “garantir o voto em mobilidade, no dia das eleições, em qualquer local do território nacional ou no estrangeiro onde temos comunidades portuguesas, independente do local de recenseamento dos cidadãos”, assim como a consolidação do voto antecipado, no domingo anterior ao dia das eleições.
 

 
A empresa Meta, dona da rede social Facebook, terminou na quarta-feira a última ronda de despedimentos, de um plano de três partes anunciado em março, com o intuito de eliminar cerca de 10 mil empregos. Nesta ronda os cortes foram sentidos nas áreas de negócios e operações, segundo a “Reuters”.

No início deste ano a empresa tornou-se a primeira gigante de tecnologia a anunciar uma segunda ronda de despedimentos em massa, depois de ter demitido mais de 11 mil funcionários no outono.
 

 
A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a quarta-feira, nos dois prazos mais curtos para novos máximos desde novembro de 2008.

A taxa Euribor a 12 meses, que atualmente é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, avançou hoje, ao ser fixada em 3,943%, mais 0,011 pontos, mas ainda abaixo do máximo desde novembro de 2008, de 3,978%, verificado em 09 de março.
 

 
As exportações do G20 cresceram 2,2% no primeiro trimestre, principalmente devido à recuperação da atividade na China, após dois trimestres consecutivos de queda, anunciou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

As importações deste grupo das principais economias mundiais continuaram, entretanto, a diminuir entre janeiro e março pelo terceiro trimestre consecutivo, em 1,2%, devido sobretudo ao efeito da baixa dos preços da energia, refere a OCDE num comunicado.
 

 
Os preços das casas em Lisboa registaram um crescimento de 7,7% no primeiro trimestre de 2023, face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados revelados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário esta quinta-feira, 25 de maio.

Face ao trimestre anterior verificou-se um aumento de 1,9%. No últimos três meses de 2022, a taxa de variação trimestral dos preços de venda das casas em Lisboa foi de 1,2% e a homóloga de 7,1%.
 

 
O programa da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) para apoiar a fatura energética empresas consumidoras de gás natural vai terminar, revela o “Público”. Desde o ano passado que o IAPMEI já distribuiu 85 milhões de euros em subsídios a empresa de diferentes sectores.

O Governo entende que a atribuição dos subsídios já não se justificam, embora o valor ainda esteja longe dos 235 milhões de euros de dotação total. “Não está previsto abrir novos avisos, tendo em conta a forte descida do preço do gás nos últimos meses”, apontou fonte do Ministério da Economia e do Mar. Ou seja, quando o prazo terminar a 30 de junho, não deverão existir mais apoios.
 

 
O comissário europeu do Emprego defende aumentos salariais nos Estados-membros da União Europeia (UE) para evitar uma “queda drástica” na procura, face à elevada inflação, pedindo também aos países que adotem a legislação europeia de salários mínimos adequados.

“Não diria que os salários [mínimos] podem subir até ao limite, mas, ao mesmo tempo, temos de manter o poder de compra das pessoas”, afirma o comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, em entrevista à agência Lusa em Bruxelas.
 

 
“A economia alemã registou dois trimestres negativos consecutivos”. Este é o aviso oficial de Ruth Brand, presidente do órgão estatístico, ao avisar que a Alemanha entrou, oficialmente, em recessão.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu para -0,3% em relação aos três meses anteriores, depois das perspetivas iniciais darem como certo uma estagnação e uma fuga à recessão. Já em relação ao período homólogo, o PIB alemão caiu 0,5%.
 

 
A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, disse esta quarta-feira que a organização vai apresentar em breve uma proposta legislativa para o euro digital.

No seu discurso no 25.º aniversário do Banco Central Europeu (BCE), na sede, em Frankfurt, von der Leyen enalteceu a velocidade a que as economias se estão a digitalizar.
 

 
Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que optou pela promulgação destes diplomas “não obstante as dificuldades que a Agência irá ter para gerir – nesta fase inicial – os processos de autorização de residência atualmente pendentes”.

“Mas procurando a continuidade a um processo já muito longo, com graves prejuízos para a imagem externa do País e para o acolhimento dos que nos procuram, o Presidente da República promulgou os diplomas do Governo que procedem à criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, I.P., e que aprova o regime de transição de trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras”, acrescenta o chefe de Estado.
 

 
Desde o início do ano que o número de trabalhadores abrangidos pelo lay-off clássico não tem parado de aumentar. Em abril, subiu quase 29% para 5.702 pessoas, atingindo o número mais elevado desde novembro do ano passado. Em causa está um regime que permite aos empregadores em crise suspenderem os contratos de trabalho ou reduzirem os horários dos seus trabalhadores.

“As prestações de lay-off (concessão normal, de acordo com o previsto no Código do Trabalho) abrangeram 5.702 pessoas em abril de 2023. Em termos mensais, o número total cresceu 28,9% (mais 1.270 pessoas) e na variação homóloga o acréscimo foi de 1.204 beneficiários (+26,8%)”, informa a síntese de informação estatística da Segurança Social divulgada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.