[weglot_switcher]

Jeremy Corbyn manda Jeff Bezos pagar impostos após fazer doação de quase 100 milhões de dólares

No ano passado, o dono da Amazon pagou exatamente 0 dólares em impostos apesar de ter lucrado 11 mil milhões no mesmo ano. O líder do partido trabalhista não aplaudiu a ação de caridade de Bezos e ao invés, mandou-o pagar os impostos que deve.
26 Novembro 2019, 13h24

Jeff Bezos, o segundo homem mais rico do mundo fez uma doação a uma organização sem fins lucrativos que ajuda os sem abrigo na ordem dos 98,5 milhões de dólares (89,4 milhões de euros), cerca de 0,09% do seu património liquido. Porém, esta ação filantrópica não foi o suficiente para o dono da Amazom se esquivar das críticas nas redes sociais motivadas por estar isento de pagar impostos, escreve a “CNCB”, esta terça-feira, 26 de novembro.

O último a juntar-se à onda foi o líder do partido trabalhista Jeremy Corbyn, que, através de um tweet, criticou o montante da doação e pediu que o dono da Amazon pagasse os seus impostos.

Em 2018, Bezos pagou um total de 0 dólares de impostos, apesar de ter lucrado mais de 11 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros) no mesmo ano.

O líder trabalhista do Reino Unido sempre foi um grande critico de Bezos e da Amazon pela baixa carga fiscal da empresa, tendo chegado mesmo a enviar um cartão de aniversário sarcástico no 25.º aniversário da Amazon, em julho. No cartão, Corbyn desejou à empresa “muitas declarações fiscais felizes”, insistindo que a empresa pagasse os impostos mais elevados do Reino Unido. “Deve ao povo britânico milhões em impostos que pagam pelos serviços públicos dos quais todos nós dependemos”, escreveu Corbyn na carta.

No passado, os críticos argumentaram que o CEO da Amazon não fazia investimentos suficientes na área da filantropia, ao contrário de muitos donos das maiores empresas do mundo. Em setembro de 2018, Bazos lançou o seu ‘Bezos Day One Fund’, um fundo de dois mil milhões dólares destinado a combater os sem abrigo e apoiar a educação em comunidades mais desfavorecidas.

No entanto, os novos esforços humanitários de Jeff Bezos foram recebidos com algum cepticismo. Muitos questionam para que serão utilizados os dois mil milhões e porque que razão o dono se comprometeu a doar menos de 2% do seu património liquido.

Mesmo com esta doação, Bezos surge apenas em 23.º lugar na lista dos maiores doadores de caridade em 2019. No ano passado, o dono da Amazon doou 131 milhões de dólares (118 milhões de euros), incluindo uma doação de 97,5 milhões de dólares a 24 grupos que prestam apoio aos sem abrigo.

Em comparação, o bilionário Warren Buffett doou 3,4 mil milhões de dólares (cerca de 3 mil milhões de euros) para a caridade no ano passado, enquanto Bill e Melinda Gates doaram 2,6 mil milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.