[weglot_switcher]

Joe Biden quer vacinar 100 milhões de norte-americanos em 100 dias

Joe Biden não promete o fim da pandemia, mas acredita que o seu plano vai mitigar o crescimento dos casos nos EUA.
  • AP Photo/Carolyn Kaster Joe Biden
9 Dezembro 2020, 11h04

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, comprometeu-se com o novo objetivo de vacinar 100 milhões de cidadãos nos primeiros 100 dias da sua presidência, revela a “BBC” esta quarta-feira, 9 de dezembro. Biden já tinha anunciado que ia pedir aos americanos para usarem máscara nos primeiros 100 dias.

Com os primeiros 100 dias da presidência norte-americana a serem classificados como os mais importantes pelo presidente eleito, uma vez que definem o rumo dos próximos quatros anos, Joe Biden sustentou que os primeiros meses não iriam acabar com o vírus mas pretende mudar o curso da pandemia no território.

“Os meus primeiros 100 dias não vão acabar com o vírus da Covid-19. Não posso prometer isso. Nós não entrámos nesta confusão rapidamente e não vamos sair dela rapidamente”, disse o presidente eleito num evento em Delaware.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA, sigla inglesa), pode vir a ser emitida uma autorização de emergência para o uso da vacina Pfizer/BioNTech, sendo que Anthony Fauci, o especialista governamental em doenças infeciosas, apontou que a vacinação em massa pode ser iniciada na próxima semana.

Com as declarações do seu especialista, que também vai integrar o governo de Biden, Donald Trump esteve presente numa reunião sobre o programa de vacinação da Covid-19, conhecida por Operação Warp Speed, e admitiu que podem ser vacinados até 24 milhões de norte-americanos até janeiro, altura em que o presidente eleito toma posse.

Atualmente, os Estados Unidos registam mais de 15 milhões de casos de infeção e 285 mil óbitos, segundo os últimos dados da Universidade John Hopkins. Os especialistas estão a atribuir a culpa de novos surtos à abertura de viagens domésticas nos Estados Unidos durante o Dia de Ação de Graças, com vários estados a registar aumentos exponenciais de novos casos e de hospitalizações.

Em termos de comparação, para perceber se era possível vacinar um número tão elevado em apenas 100 dias, a “BBC” recolheu dados e aponta que 51,8% dos americanos com idade superior a seis meses, o equivalente a 158 milhões de habitantes, foram vacinados contra a gripe normal entre julho de 2019 e maio de 2020.

Outra prioridade para os primeiros dias da presidência é a reabertura da maioria das escolas, entregando ainda o financiamento adequado para os distritos implementarem as medidas de segurança necessárias, como a contratação de mais funcionários e melhor ventilação para garantir a segurança respiratória dos alunos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.