[weglot_switcher]

José Félix Morgado sai do Montepio

O presidente da Caixa Económica está de saída da liderança da instituição.
9 Dezembro 2017, 19h16

O presidente da Caixa Económica Montepio Geral José Félix Morgado abandona a liderança do banco na sequência da mensagem de natal de hoje de Tomás Correia perante 1.000 associados da Associação Mutualista.

Tomás Correia anunciou no almoço de natal da Associação Mutualista Montepio Geral, que até ao Natal estaria fechado o acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e na sequência dessa entrada haveria uma mudança de modelo de governo do banco e dos órgãos sociais. Isto apanhou de surpresa o presidente do banco, soube o Jornal Económico. Contactado José Félix Morgado não comentou.

Fonte oficial da Associação Mutualista diz que “a tomada de posição do Dr. Félix Morgado (de que sai em divergência) foi recebida com total surpresa. A ser verdade, esta declaração só responsabiliza quem a profere. A Associação Mutualista Montepio não tem qualquer outro comentário sobre este tema”.

José Félix Morgado vai sair da Caixa Económica Montepio Geral dentro de algumas semanas, no início do ano, avançou a SIC Notícias. A notícia de que a dona do Montepio não contava com o presidente do banco foi avançada em primeira mão pelo Jornal Económico.

A saída de José Félix Morgado da liderança da instituição ocorre na sequência de um longo braço-de-ferro com o presidente da Associação Mutualista do Montepio Geral, Tomás Correia. Tal como o Jornal Económico já tinha noticiado em primeira mão a 15 de setembro, a Associação Mutualista, que controla a Caixa Económica, pretende mudar a administração do banco.

Nos últimos meses, Tomás Correia tornou claro que não conta com José Félix Morgado para a nova fase do banco que, em setembro, passou a ser uma sociedade anónima, com o capital representado por ações. O argumento utilizado internamente por Tomás Correia é que José Félix Morgado “não tem o perfil social” alegadamente necessário para a nova vida do banco.

A Santa Casa vai entrar no capital do Montepio Geral até ao Natal comprando 10% por 200 milhões de euros. A Associação Mutualista comprometeu-se a fazer um aumento de capital no banco desse montante, de modo que esses 200 milhões serão transformados em capital do banco. Com esse aumento de capital a Santa Casa da Misericórdia dilui para 9,2%. Mas fica com dois administradores executivos no banco que terá uma novo CEO. O modelo de governo será o monista, com um Chairman e um CEO. Sendo que a comissão executiva emana do Conselho de Administração.

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.