José Sócrates apresenta novo livro

O livro do antigo primeiro-ministro já está nas bancas. “O dom profano – Considerações sobre o carisma” dedica 160 páginas ao carisma na vida política.

Hugo Correia/Reuters

Depois de lançar “A Confiança no Mundo – Sobre a tortura em democracia”, José Sócrates vai apresentar a segunda obra literária escrita por si, esta sexta-feira, no Auditório I da FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa.

O ex-primeiro ministro escreve sobre a história do carisma, da teologia de S. Paulo, onde até à sua transformação em categoria da sociologia política na obra de Max Weber, de acordo com a nota de imprensa da editora Sextante, que veio a público no início de outubro.

A propósito do novo livro, José Sócrates refere na nota de apresentação que “na ciência política, a questão do carisma é, no essencial, uma discussão sobre liderança” e que “durante muito tempo, na cultura política europeia este debate foi residual”.

“Afinal, pensava-se que podíamos aperfeiçoar as democracias pondo de lado, com vantagem, a dimensão pessoal da política e substituindo-a pela discussão sobre ideias e programas”, acrescenta José Sócrates.

A obra, cuja sessão de apresentação tem início às 18h30, já está nas bancas desde quinta-feira.

Relacionadas

Sócrates: Costa e Marcelo não são líderes carismáticos

“O maior inimigo do carisma é a rotina”, defende José Sócrates, dizendo que se por um lado António Costa “é um líder incompleto” em termos de formação, por outro Marcelo “tem excesso de presença, o que o enfraquece”.
Recomendadas

“Não governamos pelos aplausos”. António Costa defende medidas para a habitação

No dia em que faz um ano que este Governo tomou posse e em que o Executivo apresentou as medidas do pacote “Mais Habitação”, António Costa faz um balanço positivo e garante que este elenco governativo “não governa para os aplausos”.

“Costa e o PS são fantoches nas mãos dos publicitários”, critica Luís Montenegro

Sobre o pacote “Mais Habitação”, o líder social-democrata dedica apenas uma observação: “Não tenho dúvidas: esta teimosia na Habitação será mais um fracasso. António Costa e o PS são hoje fantoches nas mãos dos publicitários”.

“Em democracia não podemos proibir”. Carlos Moedas critica alterações ao regulamento de Alojamento Local

O autarca de Lisboa, crítico das medidas apresentadas no âmbito do programa “Mais Habitação”, adiantou ainda que a Câmara Municipal da capital está “a trabalhar num regulamento de Alojamento Local inclusivo e realista, que em breve levaremos a reunião de Câmara”. E Moedas avisa: “Em democracia não podemos proibir”.
Comentários