[weglot_switcher]

José Sócrates apresenta novo livro

O livro do antigo primeiro-ministro já está nas bancas. “O dom profano – Considerações sobre o carisma” dedica 160 páginas ao carisma na vida política.
  • Hugo Correia/Reuters
28 Outubro 2016, 09h25

Depois de lançar “A Confiança no Mundo – Sobre a tortura em democracia”, José Sócrates vai apresentar a segunda obra literária escrita por si, esta sexta-feira, no Auditório I da FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa.

O ex-primeiro ministro escreve sobre a história do carisma, da teologia de S. Paulo, onde até à sua transformação em categoria da sociologia política na obra de Max Weber, de acordo com a nota de imprensa da editora Sextante, que veio a público no início de outubro.

A propósito do novo livro, José Sócrates refere na nota de apresentação que “na ciência política, a questão do carisma é, no essencial, uma discussão sobre liderança” e que “durante muito tempo, na cultura política europeia este debate foi residual”.

“Afinal, pensava-se que podíamos aperfeiçoar as democracias pondo de lado, com vantagem, a dimensão pessoal da política e substituindo-a pela discussão sobre ideias e programas”, acrescenta José Sócrates.

A obra, cuja sessão de apresentação tem início às 18h30, já está nas bancas desde quinta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.