[weglot_switcher]

JPP acusa GESBA de pagar menos 41% aos produtores de banana face a 2006

O JPP pediu transparência e verdade ao executivo madeirense e questionou se esta redução no apoio concedido aos produtores não é um reflexo do falhanço da política para o sector.
26 Julho 2023, 10h04

O JPP acusa a Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA) de pagar menos 41,6% aos produtores de banana em comparação com 2006.

“O Secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, tem de deixar de justificar o injustificável e explicar, de uma vez por todas, porque é que a GESBA paga ao agricultor, pelo quilo de banana, menos 41,6% do que era pago em 2006. Esta é a verdade”, afirmou o partido.

A força partidária sublinhou que já comprovou esta desvalorização no preço pago ao produtor por uma “empresa criada com o propósito de apoiar e valorizar” o bananicultor.

O partido lembra que devido ao Tribunal de Contas a GESBA viu-se obrigada a especificar o apoio comunitário nas faturas emitidas pela empresa.

“Caso contrário, continuava o Governo Regional a cumprimentar com o chapéu alheio, enganando os bananicultores”, diz o JPP.

O partido questiona como é que num “momento tão difícil” para as famílias, e também para o sector primário, devido a fatores como o aumento dos custos de produção e escassez de mão-de-obra, “como justifica Humberto Vasconcelos que seja o próprio Governo Regional a ganhar com os dividendos da GESBA, em vez de distribuir esses mesmos dividendos pelos bananicultores?”.

O JPP acusa o secretário regional da Agricultura de “enganar os agricultores” quando afirma que o Orçamento Regional tem 2,5 milhões de euros para o sector primário.

“E os 8,5 milhões de euros de dividendos da GESBA que não chegaram aos bolsos dos bananicultores?”, perguntou a força partidária.

O JPP pede “transparência e verdade” ao secretário regional da Agricultura.

“A realidade dos dados do seu Governo mostra-nos que a área de plantação da banana já foi, no passado, quase o dobro da que temos atualmente: não é isto reflexo de que a política de apoio ao sector primário do Governo Regional da Madeira falha redondamente? Senhor Secretário Regional, a população sente no bolso, a realidade do sector: de uma vez por todas, bananas, só a fruta!”, acrescentou o partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.