JPP critica ausência de verbas da bazuca europeia e do PRR para sector da agricultura

O partido refere que “dos mais de 560 milhões de euros que o Governo PSD/CDS-PP vai receber, nem um tostão será canalizado para ajudar os agricultores. A grande fatia vai para engordar ainda mais, o senhor Governo”.

O JPP criticou a ausência de verbas da bazuca e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investimento em ajudas ao sector agrícola.

“Dos mais de 560 milhões de euros que o Governo PSD/CDS-PP vai receber, nem um tostão será canalizado para ajudar os agricultores. A grande fatia vai para engordar ainda mais, o senhor Governo. Como se costuma dizer, de forma popular, o «porquinho ainda vai engordar» mais com o dinheiro da Bazuca”, disse o deputado do JPP, Élvio Sousa.

O deputado do JPP considera que o executivo madeirense tem de “repensar urgentemente” a política que adopta em relação aos sectores produtivos, tendo em conta que no último recenseamento agrícola verificou-se “uma redução na população agrícola familiar em cerca de 9%, ou seja menos 3.800 pessoas, e uma redução de 15% da superfície agrícola útil, enquanto no continente cresceu 8,1%”.

Numa visita à Festa do Pêro, que se realizou na freguesia da Ponta do Pargo, Élvio Sousa apontou as queixas de vários agricultores relativamente à “dificuldade de escoamento e do preço pago pelos produtos agrícolas”.

O deputado do JPP considerou que o Governo de coligação PSD/CDS-PP “não é amigo” do pequeno agricultor pois “não há valorização do seu trabalho”.

Élvio Sousa salientou os aumentos substanciais nos adubos e custos de produção que “vieram dificultar o trabalho árduo destas pessoas” e perguntou “onde estão os apoios aos fatores de produção prometidos? Onde paira o pagamento do preço justo aos sectores produtivos da Região?”.

O deputado do JPP sublinhou a importância de “reduzir a dependência dos produtos agrícolas do exterior que, como sabemos, beneficia única e exclusivamente os negócios e as empresas ligadas às importações e os monopólios instalados, em prejuízo dos nossos agricultores”.

Recomendadas

A crise pode constituir também uma oportunidade

No meio das crises há também oportunidades. A conjuntura que a Madeira enfrenta perante a desvalorização do euro face ao dólar é exemplo disso.

Madeira cria estrutura de missão para implementar Gabinete de Representação em Bruxelas

Foram ainda aprovados no Conselho de Governo três contratos-programa de desenvolvimento desportivo (CPDD) do Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) 2021/2022, de 186,4 mil euros.

Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.
Comentários