PremiumKalininegrado e Transnístria podem ser as próximas fronteiras do conflito

O enclave russo na Europa e a Moldava podem ser o próximo passo da escalada do conflito entre a Rússia e o Ocidente. A questão de Kalininegrado é muito delicada:está rodeada de territórios da NATO.

O enclave russo encravado entre a Polónia e os países bálticos, Kalininegrado, e a Transnístria, zona de maioria étnica russa na Moldava, podem vir a constituir as novas frentes de conflito entre a Rússia e o Ocidente – o que, a suceder, corresponderia a uma escalada do conflito que eclodiu na Ucrânia em 23 de fevereiro passado.

A questão de Kalininegrado é particularmente delicada: o enclave era parte integrante do território da União Soviética que resultou dos acordos dos países vencedores da II Guerra Mundial, mas viu-se isolado depois do desmembramento da união e da independência da Lituânia e da Bielorrússia. Foi sempre ali que esteve estacionada a marinha de guerra soviética do Báltico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumPrimeiro-ministro assume postura de moderação

Um objetivo politicamente aceitável e o fim da intervenção militar em Gaza mal esse objetivo foi alcançado e antes que se tornasse incontrolável. A poucos meses das eleições, Yair Lapid não abre mão da segurança, mas quer ser diferente.

PremiumAntony Blinken viaja à Ásia e África para evitar desastre em novembro

Cambodja, Filipinas, África do Sul, Congo e Ruanda: dez dias para o secretário de Estado Antony Blinken promover a imagem dos Estados Unidos nos continentes onde a China e a Rússia levam vantagem. E que também serve para acautelar as eleições intercalares de novembro.

PremiumFundir música comercial com o mundo alternativo

Carlo Rodrigues criou o projeto Krod porque queria algo próprio, independente. Mas, sem o vocalista Lee Jones, Krod não seria Krod. No dia 13 de agosto, a banda embarca para o cobiçado festival ‘Concertos L’, na Estalagem da Ponta do Sol.
Comentários