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Kinderpedia já está presente em mais de 30 escolas portuguesas

Presente em Portugal há três anos, a Kinderpedia já deu provas de que faz a diferença na vida das escolas, “nós começamos logo a receber feedback em relação à parte da comunicação. Da parte dos professores, depois de se adaptarem sentem um enorme alívio”.
2 Outubro 2023, 07h30

A Kinderpedia é uma plataforma que chegou a Portugal há três anos e que está presente em 25 países. Criada na Roménia por três pessoas que tinham o sonho de ajudar a melhorar a comunicação entre as escolas e as famílias, é hoje em dia uma plataforma que simplifica a vida nas escolas, seja através da simplificação de processos administrativos, financeiros, processos ligados às secretárias ou aos professores, tudo com recurso à tecnologia e também promove uma melhor interação entre as famílias e os alunos através de uma comunicação em tempo real.

Filipa Lemos Cristina, Country Manager da Kinderpedia Portugal, explica ao Jornal Económico (JE) como é que esta plataforma pode ajudar as escolas. “Vamos pensar nos professores, têm de definir a sua agenda e depois também têm de comunicar com os pais. Então a Kinderpedia permite que os professores possam criar o seu  horário completo para o ano letivo inteiro numa única vez. Portanto, investem apenas uma hora e ficam com o horário criado para orientar os pais através da sua ligação à app, que podem ver automaticamente todas as semanas quais são as atividades dos filhos”.

Em Portugal, já são mais de 30 escolas que utilizam esta ferramenta para ajudar a poupar tempo e trabalho, com um custo associado, normalmente por aluno. Esta plataforma de gestão escolar engloba desde a parte financeira, à monitorização do progresso do aluno, alimentação diária, horários, presenças, pagamentos escolares, entre outros. E visa diminuir o tempo que a escola passa a tratar da parte administrativa.

O feedback que a plataforma tem recebido tem sido positivo. “Passado mais ou menos um ou dois meses, nós começamos logo a receber feedback em relação à parte da comunicação, em que os pais estão super satisfeitos, que estão muito felizes ao verem a evolução do seu filho na escola. Da parte dos professores, depois de se adaptarem sentem um enorme alívio. Nós começamos primeiro pela comunicação e depois pela parte do alívio de trabalho. E depois dentro desta segunda parte, também começamos a receber sugestões de coisas que podem ser melhoradas”, revela Filipa Lemos Cristina.

Segundo a Country Manager da Kinderpedia Portugal, a tecnológica trabalha com diferentes tipos de escolas. Está presente em escolas no sector privado e também do sector público e instituições de cariz mais social, como é o caso das misericórdias.

Cada vez mais ouvimos falar da importância da literacia digital, uma vez que cada vez mais a tecnologia está mais presente nas nossas vidas, e esta é uma plataforma que pode ajudar os jovens mais velhos, a entenderem um pouco do conceito. “A tecnologia já não vai sair da nossa vida e nós temos de chegar a um equilíbrio. Então, começando pelos professores, que devem ser aquele exemplo que vão utilizar a tecnologia não só para simplificar a vida deles, mas também para ensinar os seus alunos a poderem utilizar diferentes tipos de ferramentas, prossegue Filipa Lemos Cristina. E sinaliza a importância também para os alunos: “por volta do início das adolescências, começarem a utilizar as ferramentas tecnológicas para depois quando saem da escola e vão para a universidade, ou vão trabalhar ou vão fazer um projeto, certamente vão utilizar ferramentas tecnológicas e já têm aquela capacitação no seu cérebro, de como saber utilizá-las”.

A Kinderpedia, prossegue, ajuda também na literacia digital, por exemplo, falando dos alunos mais velhos, a plataforma permite criar um jornal da escola, porque um dos módulos é a criação de uma newsletter.”Isto pode ser feito através de miúdos de diferentes turmas em diferentes anos”, diz. Outro exemplo, é o Flipped Classroom: “já muitos colégios usam, que em vez de fazermos tudo na aula, há umas tarefas que que os estudantes têm de fazer em casa e depois na aula há um debate, o envio da informação que eles têm de preparar pode ser feita pela Kinderpedia, até vídeos que queiram gravar, podem ser colocados na Kinderpedia, há um conjunto de funcionalidades que pode ser aplicado neste sentido de ajudar a perceber como é que estas ferramentas podem ser úteis para eles através de uma brincadeira”.

No âmbito pedagógico, a Kinderpedia já disponibiliza os trabalhos de casa e permite que os professores os possam corrigir a partir dos seus smartphones, no entanto no que toca a conteúdos educativos a plataforma tende a fazer “parcerias com outras empresas ou organizações que já têm esses conteúdos pedagógicos e, portanto, isso é uma das coisas que está a ser explorada nesse sentido de fazer parcerias com quem já tenha conteúdos pedagógicos”.

Durante a Covid-19, Filipa Lemos Cristina recorda como a tecnologia se tornou importante na aprendizagem, mas também como as escolas públicas podem estar mal preparadas para a receber, no entanto, conclui,”algumas escolas estão mais bem preparadas do que outras, mas de toda a minha experiência profissional, o que eu tenho visto é que no início começamos com algumas e depois as outras acabam por seguir, porque também querem seguir os bons exemplos e não querem acabar por não poder providencias essas mais valias aos seus alunos”.

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