[weglot_switcher]

Klarna. Fintech mais valiosa da Europa abre centro de desenvolvimento em Lisboa e cria até 500 empregos

Este será o nono centro de inovação da Klarna. “Inicialmente procuramos engenheiros, mas também iremos recrutar managers de produto, cientistas de dados…”, disse o diretor tecnológico da empresa. “Precisamos de mais Klarnas”, reconhece Carlos Moedas.
4 Maio 2022, 09h37

A empresa sueca Klarna, a fintech mais valiosa da Europa, vai inaugurar um centro de desenvolvimento de produto em Lisboa, para o qual prevê criar 500 novos empregos ao longo dos próximos anos. O objetivo é que este hub permita auxiliar a expansão da tecnológica – que tem mais de 140 milhões de utilizadores em todo o mundo – a integrar talentos nacionais e internacionais altamente qualificados.

O centro lisboeta será o nono da Klarna, que abriu infraestruturas desse género nas cidades de Estocolmo (Suécia), Berlim (Alemanha), Giessen (Alemanha), Milão (Itália), Madrid (Espanha), Mannheim (Alemanha), Toronto (Canadá) e Gotemburgo (Suécia), para trabalhar na solução de pagamentos que cerca de 400 mil marcas mundiais integram nos seus marketplaces.

“Quando comecei neste projeto éramos 4 mil pessoas e hoje somos 7 mil pessoas. Estamos em Portugal há seis meses e conquistámos 100 marcas, portuguesas – como a Lanidor, Prozis ou Clube Fashion – e globais, como Michael Kors, Adidas ou Shein”, disse o diretor da Klarna em Portugal, Alexandre Fernandes Ribeiro, numa conferência de imprensa esta quarta-feira.

“Lisboa é conhecida pelo seu reconhecido talento. Planeamos criar 500 empregos tecnológicos. Inicialmente procuramos engenheiros, mas também iremos recrutar managers de produto, cientistas de dados…”, revelou o Chief Technology Officer (CTO) da Klarna, Yaron Shaer, no evento que se realizou no Coletivo 284, em Lisboa.

O CTO explicou que este centro requer ter uma equipa de desenvolvimento de produto que constrói e mantém as soluções tecnológicas da empresa (app de compras, por exemplo). Porém, para “criar impacto na vida das pessoas” vão precisar “do apoio das autoridades para encontrar talento”. “Contem comigo”, garantiu Carlos Moedas, sentado ao lado do diretor tecnológico da fintech.

O presidente da Câmara de Lisboa aplaudiu o investimento de uma multinacional como a Klarna na capital, que considera necessário para pôr Lisboa no mapa global de inovação. “É um dia muito importante par a nós. Lisboa quer ser esta capital da inovação. Temos tudo para isso e o facto de uma empresa como a vossa vir para Lisboa é parte dessa visão, que é um puzzle com várias peças”, afirmou.

O autarca elogiou as universidades de Engenharia em Portugal, mas deixou um alerta em termos de financiamento: “No capital de risco há trabalho que temos de fazer”.

Precisamos de mais Klarnas – Carlos Moedas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.