[weglot_switcher]

Kökçü. Chegou a Lisboa o médio turco que vai entrar na história do futebol português

Nasceu nos Países Baixos mas optou pela seleção turca. Num ano, viu o seu valor de mercado crescer quase 18 milhões de euros e o SL Benfica vai pagar o que nunca nenhum clube português gastou para resgatar uma das grandes estrelas da Eredivisie.
9 Junho 2023, 23h45

Já chegou a Lisboa o médio turco de 22 anos que irá em breve tornar-se o primeiro reforço do SL Benfica para a próxima época. Mas esta não uma contratação qualquer já que a grande estrela do Feyenoord, atual campeão neerlandês, será a aquisição mais cara de sempre do futebol português.

Os jornais desportivos falam em acordo total nos “encarnados” com o médio criativo e os números não deixam de impressionar porque nunca uma contratação tinha atingido a cifra das três dezenas de milhões de euros: as “águias” vão pagar 30 milhões mais variáveis, o Feyenoord garante 25% de uma futura venda, o jogador vai triplicar o salário que tinha nos Países Baixos e vai ficar com a cláusula de 120 milhões de euros.

Orkun Kökçü conseguiu números verdadeiramente impressionantes esta temporada. Depois de várias épocas em crescendo, o médio nascido e criado no Feyenoord teve este ano a temporada de afirmação e que o levou a ser cobiçado por algumas das melhores ligas da Europa. O capitão marcou oito golos e fez três assistências na Eredivisie e destacou-se na Liga Europa, competição em que o campeão neerlandês caiu nos quartos de final: três golos, duas assistências.

O médio nascido em Harleem, nos Países Baixos, foi internacional neerlandês desde os sub-17 mas quando chegou a sénior, optou pela seleção turca, uma vez que tem dupla nacionalidade. Já disputou vinte jogos pela Turquia e fez dois golos com a camisola do seu país.

Pelo Feyenoord, estreou-se na época de 2018/19 e numa época atingiu uma valorização de 17,5 milhões de euros, de acordo com o site “Transfermarkt”. A partir daí, viu o seu valor de mercado cair até aos 12 milhões de euros e a partir daí, nova subida. Atualmente, está avaliado em 30 milhões de euros, precisamente o valor que as “águias” concordaram em bater para trazer o médio turco da Eredivisie para a Liga portuguesa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.