[weglot_switcher]

Kunsthalle Praha: o novo museu de arte contemporânea de Praga apresenta-se ao mundo

De Leste não vêm apenas notícias trágicas. Praga aposta na arte moderna e contemporânea para colocar a cidade no mapa cultural de quem a habita e visita. Kunsthalle Praha é o nome a reter. Para amantes de museus e não só.
6 Março 2022, 11h30

Num momento em que todos os olhares estão apontados à Ucrânia, Praga olha o mundo através da arte. Falamos no Kunsthalle Praha, o novo museu de arte contemporânea sem fins lucrativos, inaugurado recentemente no centro de Praga, que tem como mentora a Pudil Family Foundation.

A exposição inaugural de arte contemporânea e moderna remete para a história do edifício, um antigo posto de transformação elétrica. Trata-se de uma exposição coletiva intitulada “Kinetismus: 100 Years of Electricity in Art”, que integra nomes como Olafur Eliasson, Angela Bulloch, teamLab e Laszlo Moholy-Nagy, estando patente ao público até 20 de junho.

A exposição reúne obras provenientes de coleções privadas, a título de empréstimo, e  também da coleção do museu, que inclui obras da propriedade dos patrocinadores do museu, Petr e Pavlína Pudil. O casal adquiriu, em 2015, a subestação elétrica de Zenger, que remonta à década de 1930, para concretizar uma ideia que vinha de longe. Um sonho tornado realidade que implicou obras de restauro no valor de 35 milhões de euros.

E os futuros custos de funcionamento? “A instituição prevê cobrir os custos de programação, que abrangerá até oito exposições por ano, com receitas provenientes da venda de bilhetes e assinaturas”, explicaram ao “Financial Times”.

O Kunsthalle Praha pretende colmatar uma lacuna existente no país ao nível da arte moderna e contemporânea, que carecia de um espaço público à altura dos seus vizinhos Alemanha e Áustria neste domínio. A coleção da família Pudil, que congrega para cima de 600 obras, incluindo artistas contemporâneos como Lina Lapelyte, Alicja Kwade e Tomás Saraceno, a par de obras modernas de artistas como Max Ernst e Marcel Duchamp, passará também a integrar a programação do museu e a paisagem cultural do país.

Em junho, após o encerramento da exposição em curso – “Kinetismus: 100 Years of Electricity in Art” –, o Kunsthalle tem previsto inaugurar uma exposição individual do artista alemão Gregor Hildebrandt.

A ambição deste novo espaço dedicado às artes é, pois, entrar no radar de quem visita Praga e passar a ser acarinhado pelos seus habitantes e por todos os que se interessam por arte e cultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.