[weglot_switcher]

Kwanza angolano voltou a desvalorizar 10% em novo leilão de divisas

No leilão desta terça-feira, a taxa média ponderada foi de 248,77 kwanzas por euro e 203,61 kwanzas por dólar. Esta foi a segunda venda de divisas depois de o Banco Nacional de Angola ter abandonado a taxa de câmbio fixa, o que implica deixar o valor do kwanza nas mãos do mercado.
16 Janeiro 2018, 18h14

A moeda angola desvalorizou 10% face ao dólar e 11% face ao euro, no segundo leilão de divisas do novo regime cambial do país. O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu esta terça-feira 82,6 milhões de euros a 27 bancos, depois de ter abandonado a taxa de câmbio fixa, o que implica deixar o valor do kwanza nas mãos do mercado.

No leilão desta terça-feira, a taxa média ponderada foi de 248,77 kwanzas por euro e 203,61 kwanzas por dólar, de acordo com dados da Bloomberg.

Do total, 60% das divisas foram alocadas a matérias-primas, peças, acessórios e equipamento fabril, 19% a agricultura, agropecuária, pescas e mar, 15% a seguros, telecomunicações, transportes e outros serviços, 3% a artigos de higiene, limpeza, material escolar e escritório e os restantes 3% a vestuário, calçado e utensílios domésticos.

Com as Reservas Internacionais Líquidas do país em mínimos históricos – 15 mil milhões de dólares -, o BNA tinha anunciado o abandono da taxa de câmbio administrada, ou seja, determinada pelo banco central, independentemente da relação entre a procura e a oferta.

A paridade apontava para que o dólar valesse 167 kwanzas e o euro 187 kwanzas, mas no mercado paralelo, a moeda norte-americana transaciona próximo de 430 kwanzas e a europeia acima dos 500 kwanzas.

O primeiro leilão aconteceu na semana passada, altura em que o BNA vendeu 83,6 milhões de euros em divisas, fixando a taxa de câmbio média em 185 kwanzas por dólar e 220 kwanzas por euro. A desvalorização da moeda tinha sido, então, de 10% face à divisa norte-americana e de 16% face à europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.