[weglot_switcher]

Latam Airlines e Avianca Holdings. Sobreviveram à Grande Depressão mas podem ser derrubadas pela Covid-19

A esperança de um resgate estatal está a desvanecer rapidamente mostrando que as duas maiores transportadores da América Latina não são imunes ao colapso financeiro.
28 Maio 2020, 17h52

Sobreviveram à Grande Depressão mas a pandemia da Covid-19 fê-las entrar em falência, depois de as obrigar a parar. As companhias aéreas LATAM Airlines e a Avianca Holdings, brasileira e colombiana, colocaram a América Latina como o continente mais afetado pela falência de companhias aéreas.

Os pedidos de insolvência foram entregues este mês e, segundo a ‘Reuters’, devem causar impacto na United Airlines e na Delta Air Lines, que apostaram no futuro destas companhias aéreas, sendo que essa aposta pode agora custar vários biliões de dólares.

A esperança de um resgate estatal está a desvanecer rapidamente mostrando que as duas maiores transportadores da América Latina não são imunes ao colapso financeiro. Assim, enquanto estas duas companhias entram em falência, na Europa já existem notícias de resgates governamentais de Estados a companhias aéreas, como aconteceu com a Lufthansa.

Ainda assim, a LATAM e a Avianca sustentaram que vão continuar a voar enquanto tentam reestruturar as suas dívidas em tribunal. A falência da LATAM surpreendeu a maior parte dos investidores, uma vez que responde por 40% dos passageiros que têm como destino a América Latina, uma vez que estas duas companhias aéreas estão entre os principais clientes da construtora Boeing.

Jeroma Cadier, diretor-executivo da LATAM, afirmou à ‘Reuters’ que “o setor aéreo não vai sobreviver sem ajuda governamental”. O executivo já se encontra há mais de dois meses a negociar um possível resgate financeiro mas o facto do espaço aéreo ainda se encontrar encerrado não ajuda a que as conversas avancem.

Ainda que já fosse a região do mundo menos lucrativa para as operadoras antes da crise da Covid-19, a América Latina é vista com tendo um grande potencial por parte de outras companhias aéreas. Por exemplo, a Delta Air Lines e a United Airlines conseguiram derrotar a American Airlines como a principal transportadora dos Estados Unidos a viajar para a América Latina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.