[weglot_switcher]

Le Pen acusada de plagiar discurso de Fillon

Durante mais de um minuto o discurso proferido pela candidata de extrema-direita e o do candidato derrotado da direita radical parecem confundir-se, com as mesmas citações e referências específicas sobre a identidade francesa.
  • Christian Hartmann/REUTERS
2 Maio 2017, 12h35

A candidata de extrema-direita às eleições presidenciais em França, Marine Le Pen, está a ser acusada de ter plagiado o discurso do candidato conservador François Fillon, que ficou para trás na corrida ao Eliseu, durante uma ação de campanha da Frente Nacional, esta segunda-feira em Villepinte, no nordeste de Paris. No total é um minuto e meio, divulgado pela página ‘Ridicule TV’, em que Le Pen parece ter copiado “quase palavra por palavra” as palavras de Fillon sobre a identidade francesa.

“França não é França a menos que seja portadora de parte da esperança do mundo”, diz Marine Le Pen, que podia discursar em uníssono com François Fillon, que a 15 de abril dizia precisamente o mesmo para os seus apoiantes e admiradores, em Le Puy-en-Velay, no sul da França.

Mas esta expressão não é a única em comum nos discursos dos líderes e durante mais de um minuto o discurso proferido pela candidata de extrema-direita e o do candidato derrotado da direita radical parecem confundir-se, com as mesmas citações do antigo primeiro-ministro Georges Clemenceau e do escritor Andre Malraux e a utilização de referências específicas sobre a identidade francesa e as suas fronteiras. A semelhança é óbvia e até a entoação usada é a mesma.

Questionado sobre o alegado plágio do discurso, o representante da Frente Nacional, Florian Philippot, afirma que a “curta passagem” citada mostra que Marine não é uma candidata sectária e que não tem um discurso radical, como alegam ter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.