[weglot_switcher]

LeoLabs anuncia radar espacial nos Açores

O radar vai “acrescentar uma cobertura essencial” na Europa e apoiar os “compromissos regionais e nacionais com a segurança, proteção e sustentabilidade espaciais”, diz a LeoLabs.
8 Junho 2023, 14h46

A LeoLabs, fornecedora de serviços de mapeamento da órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit ou LEO) e de Perceção da Situação no Espaço, anunciou o novo Radar Espacial dos Açores, que ficará situado na ilha de Santa Maria, salientando que vai “acrescentar uma cobertura essencial” na Europa e apoiar os “compromissos regionais e nacionais com a segurança, proteção e sustentabilidade espaciais”.

A empresa acrescenta que este radar vai permitir também a “monitorização contínua” de objetos espaciais e a análise do espaço.

A LeoLabs reforça que a “localização estratégica” deste radar no Atlântico vai permitir ainda “acompanhar objetos” na órbita terrestre baixa, “preenchendo uma lacuna” na Europa e em África.

“Estima-se que 96% dos satélites operacionais registados e detritos espaciais passam pelo campo de visão do radar. Esta localização complementa outras instalações de radares da LeoLabs, permitindo atualizações mais rápidas e observações mais rigorosas de eventos críticos, incluindo colisões, separações, manobras e lançamentos”, sublinha a empresa.

O radar terá a capacidade de “descobrir, monitorizar e registar objetos” com menos de 10 centímetros, que atualmente não são monitorizados.

“O Radar Espacial dos Açores é um avanço crucial na expansão global da nossa rede de sensores, assegurando um futuro viável da órbita terrestre baixa (LEO) para as gerações futuras”, disse o CEO e co-fundador da LeoLabs, Dan Ceperley.

O CEO acrescentou que “como o único operador comercial de infraestrutura e serviços de radar a poder realizar esta missão em escala, estamos entusiasmados por celebrar esta parceria com Portugal relativamente à sustentabilidade espacial e aumentar a nossa presença na Europa”.

Já o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, sublinhou que a agência “está muito satisfeita por receber a LeoLabs em Portugal com a inauguração do Radar Espacial dos Açores”, e acrescentou que “este importante investimento” da LeoLabs “apoia os compromissos e iniciativas globais para a segurança espacial, proteção e sustentabilidade. A localização estratégica do radar em Santa Maria fortalece a posição dos Açores no Atlântico, e preenche uma lacuna na cobertura que nos permitirá mitigar os riscos de detritos espaciais na órbita terrestre baixa”.

Com a adição deste radar, nos Açores, a rede global da LeoLabs passa a ter dez radares independentes em seis locais operacionais, e estão programados planos de expansão para o final de 2023 e 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.