[weglot_switcher]

Líder checheno ameaça atacar Polónia por apoiar Ucrânia

Além de ser uma importante porta de entrada para milhares de refugiados ucranianos que fogem para o Ocidente, a Polónia tem também feito frente à Rússia no Parlamento Europeu, apelando a proibição das importações russas de gás e petróleo.
27 Maio 2022, 11h00

Ramzan Kadyrov, líder da Chechénia e aliado de Vladimir Putin, ameaçou atacar a Polónia em retaliação ao firme apoio de Varsóvia a Kiev, de acordo com o “Daily Mail”, que tem sido um dos aliados mais fortes de Zelensky durante os três meses de invasão pelas forças russas.

Além de ser uma importante porta de entrada para milhares de refugiados ucranianos que fogem para o Ocidente, a Polónia tem também feito frente à Rússia no Parlamento Europeu, apelando à proibição das importações russas de gás e petróleo, segundo o “The Telegraph”.

“Ucrânia é um negócio fechado. O que me interessa é a Polónia”, disse  líder checheno de 45 anos, numa mensagem em vídeo.

“O que é que a Polónia está a tentar alcançar? Uma vez terminada a Ucrânia, podemos mostrar-lhe do que somos capazes em seis segundos, se houver uma ordem”, continuou.

Kadyrov tem mantido uma postura de forte oposição ao Ocidente em declarações polémicas nas redes sociais, em particular no Instagram.

As tropas de Kadyrov têm sido acusadas de crimes de guerra na Ucrânia.

Sabe-se que as forças chechenas estiveram no cerco a Mariupol, admitindo-se que tenham estado também entre as forças de ocupação que mataram civis nos subúrbios de Kiev.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.