[weglot_switcher]

Líder do Círculo de Empresários espanhol: “Seria ótimo unir a Espanha e Portugal num novo Estado”

Javier Vega de Seoane considera que numa altura em que tanto se fala na independência da Catalunha, se deveria ponderar também a união entre Portugal e Espanha e, a existir um movimento de união, assegura que o assinaria.
  • YouTube
2 Novembro 2017, 12h04

O presidente do Círculo de Empresários espanhol, Javier Vega de Seoane, defende que a saída de dezenas de empresas da Catalunha após o referendo independentista de dia 1 de outubro foi um “banho de realidade” para os catalães, que se deixaram “engolir pelas falsidades dos seus líderes”. Javier Vega de Seoane considera que numa altura em que tanto se fala na independência da Catalunha, se deveria ponderar a união entre Portugal e Espanha.

“Seria ótimo unir a Espanha e Portugal num novo Estado. A Península Ibérica é uma unidade de mercado e nós espanhóis e portugueses complementamo-nos”, afirma Javier Vega de Seoane, em entrevista ao jornal espanhol ‘El Mundo’, sublinhando que se houvesse um movimento de união de Espanha e Portugal, assinaria.

Javier Vega de Seoane dá conta de que já existem projetos unificados, como é o caso do mercado ibérico da eletricidade, que “geram mais eficiência e melhores preços”. O empresário insiste ainda na necessidade de se reforçarem novas parceria entre Portugal e Espanha, assegurando que tal só pode ser visto com bons olhos.

Sobre a Catalunha, o líder do tecido empresarial espanhol diz ainda que a decisão do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, de convocar eleições para 21 de dezembro é “audaciosa” porque estão em causa sérios riscos e resta pouco tempo para os partidos se prepararem para o confronto eleitoral.

“O referendo  foi um desastre, porque a sociedade se desintegrou e gerou desconfiança. [Carles] Puigdemont é uma pessoa totalmente desacreditada, mesmo entre o seu povo, não só porque ele é irresponsável e carente de realismo, mas também porque é desleixado. Esse processo foi um caos”, sustenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.